Sistema de Submissão de Resumos, II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2012 (ENCERRADO)

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CIENCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE PARA ALUNOS DE CURSOS DE LICENCIATURA
Cristina Moreira Furtado, Mirian Pacheco Silva

Última alteração: 2012-11-13

Resumo


Repensar a educação do país exige esforço de todos envolvidos no processo educacional.“Apesar de considerarmos que outros ambientes também sejam responsáveis pela construção e divulgação do conhecimento, é inegável o papel das instituições escolares na popularização do saber”. (ZUIN, et al., 2008). Relações sociais são, de um lado, determinantes para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia; de outro, são atingidas por esse desenvolvimento nos desafiando a criar estratégias e buscar novas possibilidades em ensino/aprendizagem. Entre elas está a capacidade de entendimento das relações com os demais membros da espécie e a natureza e de sua historicidade. (ANGOTTI, AUTH, 2001). A pesquisa teve como objetivo identificar as concepções de licenciandos sobre CTS, visando elaborar e propor estratégias metodológicas para ampliar a ênfase na educação científica em cursos de formação de professores. A metodologia adotada é do tipo quali-quantitativa. Os dados foram constituídos por meio de entrevistas com 30 licenciandos de diferentes cursos e universidades. O questionário foi composto por 6 questões fechadas, nas quais deve-se relacionar números referentes ao nível de compreensão e concordância com a afirmação apresentada. Os dados foram analisados de forma quantitativa por meio de tabelas e gráficos, e em seguida de forma qualitativa. Como resultados, a maioria dos entrevistados aponta a interação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade de forma cíclica, em igual ou menor intensidade entre Ciência e Sociedade. A Tecnologia é vista como ponte de maior interação, não excluindo a interação geral. Com relação à afirmação “Modelos científicos como cópias da realidade”, a maioria aponta que ao analisarmos os modelos como cópias, não estamos vinculando necessariamente uma visão cega, mas que de certa forma podemos vê-los como modelos baseados em observações e investigações, não sendo portanto cópias da realidade mas sim um instrumento de explicação.Com relação a afirmação “Conhecimento cientifico capaz de mudar no futuro”, A maioria aponta uma visão bastante ingênua, colocando o conhecimento cientifico passível de alteração por acúmulo de teorias, mas mantendo o conhecimento antigo imutável. Apontam também a possível modificação do conhecimento científico com base em diferentes interpretações dos fatos, os quais são invariáveis quando fruto de uma experiência bem realizada. Por fim, consideramos que de acordo com os resultados desta pesquisa, a concepção dos licenciandos é considerada plausível, porém existem pontos de contradição. Um ponto a ser observado é que existe a concepção acertada sobre o tema, porém a aplicação ou a visão do conteúdo aplicado gera opiniões consideradas ingênuas.