Sistema de Submissão de Resumos, II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2012 (ENCERRADO)

Tamanho da fonte: 
O conceito de inovação nas Teorias da Comunicação
Regina Rossetti, Garcia Kethly

Última alteração: 2012-11-13

Resumo


O conceito de inovação não porta um único significado, mas pode ser pensado em várias acepções: criação, descoberta, experimentação, transformação, mudança, evolução e outras. Essas noções correlatas de inovação aparecem, pontualmente, nas várias teorias de comunicação: a funcionalista, a frankfurtiana, os estudos culturais, a semiótica, a culturológica e outras. O objetivo desta pesquisa é identificar nas várias teorias da comunicação existentes, o aparecimento do conceito de Inovação, bem como, de seus conceitos correlatos. Esta pesquisa é de natureza qualitativa do tipo exploratória, na qual o procedimento metodológico implicou em pesquisa bibliográfica de obras referenciais da Área de Comunicação que tratam das Teorias da Comunicação, tais como: Wolf, Miège, Mattelart, DeFleur, Santaella e outras. O aluno pesquisador de Iniciação Científica procedeu à compilação, leitura e fichamento da bibliografia indicada e, na sequência, fez a análise crítica do material bibliográfico coletado para o mapeamento dos diversos conceitos de inovação identificados. Durante o processo, o esse mapeamento resultou em uma tabela de três colunas onde são relacionados trechos retirados das obras bibliográficas em questão, que apresentassem conceitos de inovação, a escola a que o pensamento em questão se refere e o conceito de inovação de presente em cada um dos pensamentos comunicacionais. A pesquisa concluiu que a inovação na comunicação apresenta-se na abordagem dos autores estudados de diferentes formas e é extremamente importante para se entender como a sociedade evoluiu conjuntamente com as teorias comunicacionais.  Embora esquadrinhar as teorias da comunicação seja extremamente complexo devido a sua amplitude, é importante analisar o que levou pensadores, estudiosos e comunicadores a descobrirem novas formas de pensamento e pesquisa. As teorias comunicacionais se renovam e inovam, buscando acompanhar as necessidades que se estabelecem. Em um mundo que está sempre mudando, as teorias da comunicação tornam-se adaptáveis.  A inovação na comunicação só é possível devido a capacidade da sociedade de criar, registrar, estudar e realizar críticas as suas próprias formas de interação. Os meios de comunicação são peças fundamentais para gestão de opiniões e relacionamentos, e por isso seu progresso está diretamente ligado com o advento das teorias comunicacionais. A importância dessa pesquisa está justamente em compreender e utilizar na prática todas as novidades que são apresentadas com as inovações que surgem no meio da comunicação. Elas apresentam a possibilidade de compreensão e domínio de novas ferramentas que podem auxiliar significativamente no processo comunicacional.