Sistema de Submissão de Resumos, II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2012 (ENCERRADO)

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UM ESTUDO DA LINGUAGEM DO HIP-HOP: DO ENTRETENIMENTO À CIDADANIA
Elizabeth de Moraes Gonçalves, Ubirajara Sascio

Última alteração: 2012-11-13

Resumo


O projeto de pesquisa visava refletir sobre o estudo “do Hip-Hop como entretenimento, para a cidadania” e suas consequências para os jovens, crianças da comunidade.

O projeto teve o objetivo de identificar as linguagens do Hip-Hop utilizadas no modelo de ensino da instituição “Fazendo o Bem” e seu aproveitamento na construção da cidadania.

Apresentar os resultados obtidos com as pesquisas e analises das estratégias e aplicabilidade dos elementos que compõem as linguagens do Hip-Hop, na instituição.

Esse projeto teve por finalidade estudar e entender como a cultura e as linguagens do Hip-Hop têm contribuído para o desenvolvimento social e discutir a utilização do novo modelo de ensino na inclusão de jovens, crianças e a comunidade.

O projeto procurou responder as questões sobre os estudos da cultura Hip-Hop e seus quatro elementos na formação da comunicação entre a comunidade e as linguagens.

A metodologia aplicada para aferir os dados necessários para a sustentação da hipótese inicial se aproxima da pesquisa exploratória como disserta Oliveira (1997, págs. 134-135) a Pesquisa Exploratória têm ênfase na descoberta e reflexão de práticas ou diretrizes que precisam modificar-se. É um estudo que tem como objetivo fazer aparecer relações que de outra maneira não seriam descobertas.

No projeto de pesquisa a metodologia de pesquisa científica foi classificada como exploratória qualitativa, pois não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. Do ponto de vista dos objetivos a serem alcançados, foi utilizada a metodologia de pesquisa Exploratória e Explicativa.

A Pesquisa Exploratória foi proveniente de fontes primárias, como a pesquisa documental e de fontes secundárias, como a pesquisa bibliográfica, e o objetivo é a caracterização inicial do problema, sua classificação e sua definição. Constitui o primeiro estágio de toda pesquisa científica

Já a Pesquisa de Campo foi realizada através da observação das atividades e de conversas com os educadores sociais e os responsáveis pelo desenvolvimento e implantação do projeto, podendo passar pelos pioneiros introdutores do Hip-Hop, na comunidade. 

Sendo cumpridas todas as etapas do trabalho pude concluir que as transformações que a implantação do projeto de vivencia do Hip-hop e seus elementos na formação da comunicação entre a comunidade e suas linguagens têm apresentado ótimos resultados uma vez que o hip-hop tem propiciado o aumento da alta estima e dado voz aos historicamente excluídos da periferia, conforme falou a diretora pedagógica da instituição.

Também pude concluir que a utilização dos elementos do Hip-hop como ferramenta de educação auxilia na diminuição da evasão escolar, aumenta a frequência escolar, o respeito ao professor e ao patrimônio da escola uma vez que são eles os responsáveis por manterem o espaço.

E ainda que a utilização dos quatro elementos que compõem o movimento cultural do Hip-hop atrelado ao ensino da educação, nas escolas públicas, respeitando a bagagem cultural dos jovens e crianças pode muito bem auxiliar na formação desses e ajudá-los na conquista da cidadania.

Dessa forma pudemos concluir esse projeto com a certeza de que a utilização dos elementos da cultura Hip-hop pode auxiliar na educação, valorização e aumento da autoestima das crianças e jovens moradores da periferia.