Última alteração: 2012-11-13
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo principal investigar como os gêneros literários são abordados em classes de alfabetização de escolas públicas estaduais do grande ABC paulista. Para o desenvolvimento desta pesquisa, consideramos como dados de análise os relatos reflexivos produzidos por alunos de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, participantes do Projeto Bolsa Alfabetização- Programa implantado pelo governo do Estado de São Paulo em parceria com Instituições de Ensino Superior. Com base nesses relatos, buscamos identificar os gêneros literários mais utilizados pelos professores alfabetizadores em suas aulas e analisar como esses gêneros são trabalhados e explorados com as crianças. A metodologia utilizada para esta pesquisa é de base qualitativo-interpretativista, orientada pelos princípios da pesquisa-ação e embasada por referenciais da teoria bakhtiniana dos gêneros do discurso. Os resultados do trabalho demonstraram que a literatura não é trabalhada de uma maneira que possa ser prazerosa e aguçar o interesse das crianças pela leitura, pois na maior parte das vezes que a literatura aparece nas classes de alfabetização, os textos de literários infantis são utilizados como pretexto para o ensino do código escrito. Na análise dos relatos pudemos perceber que em alguns momentos, as crianças criaram expectativas sobre a leitura que estava sendo apresentada pelo professor, mas este não tentou satisfazer essa curiosidade. Foi feita a leitura dos textos e nada mais, desperdiçando esse desejo de conhecimento tão singular presente nas crianças. É importante que o professor proponha situações em que essas crianças possam usar a imaginação, principalmente quando o texto por si só já desperta o entusiasmo. É crucial para que ocorra uma boa e proveitosa atividade literária que o professor esteja atento a esses momentos e disposto a não deixar essas oportunidades passarem despercebidas, pois são esses momentos que tornarão possível a execução de um trabalho significativo para essas crianças. Com base nesses resultados, acreditamos que o trabalho com a literatura exige um planejamento para que possa acontecer de maneira satisfatória e significativa, senão se tornará apenas uma decodificação dos símbolos da escrita, anulando a possibilidade de uma construção dos sentidos do texto, pois é muito bom ler somente pelo prazer de ler e compartilhar a emoção da leitura literária.