Sistema de Submissão de Resumos, II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2012 (ENCERRADO)

Tamanho da fonte: 
O SIGNIFICADO DE SER PEDAGOGO PARA OS ALUNOS EGRESSOS DE 2010 DO NOVO CURSO DE PEDAGOGIA-LICENCIATURA DA USCS
Celia Maria Haas, Elisângela Fregonezi Diniz Ribeiro

Última alteração: 2012-11-13

Resumo


O objetivo deste projeto de pesquisa foi o de identificar o significado de ser ‘Pedagogo’ para os alunos egressos de uma Universidade Municipal, formados em 2010, após a implantação do Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia – licenciatura, construído a partir das diretrizes curriculares definidas pela Resolução nº 01 de 15 de maio de 2006. A investigação foi realizada por meio de uma metodologia de pesquisa de natureza qualitativa, tendo como foco a análise de dois questionários que foram respondidos pelos 46 alunos concluintes do primeiro curso de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, situada no ABC, em São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases: na primeira fase, de agosto a dezembro de 2011, deteve-se na tabulação e análise dos dois questionários: o primeiro que buscava a opinião dos alunos egressos sobre o significado de ser pedagogo, analisava o projeto pedagógico e a nova legislação; e o segundo que tratou de levantar o perfil dos alunos e aspectos sobre sua formação. Na segunda fase, de janeiro a junho, houve a exploração do material teórico e a análise técnica/acadêmica dos dados. E contou como apoio, teóricos que discutem a formação de professores, entre outros, Cruz, Silva e Saviani, o estudo da legislação que disciplina a formação de professores e a análise do Projeto Pedagógico implantado. Os resultados apontam que, apesar dos alunos reconhecerem a formação para a docência, também apontam a frágil formação para a gestão. Mas a formação proposta pelas Novas Diretrizes, que é a do professor e a do gestor no mesmo curso, não é atendida integralmente neste novo modelo. A maioria dos alunos da amostra já trabalha com Educação e acredita que o conteúdo teórico que receberam no curso foi de extrema importância para sua prática educativa, porém ressaltam que gostariam de ter um curso mais prático. Eles se confessam com objetivos e metas bem definidos e conscientes de que escolheram a melhor área profissional para si.