Sistema de Submissão de Resumos, II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2012 (ENCERRADO)

Tamanho da fonte: 
Semiótica Visual nas Mídias – a produção brasileira de 2009 a 2011
João Batista Freitas Cardoso, Anderson Fernandes Borges

Última alteração: 2012-11-14

Resumo


A presente pesquisa teve como principal objetivo verificar, em periódicos vinculados a Programas de Pós-graduação em Comunicação recomendados pela Capes, publicados no período de 2009 a 2011, os métodos, modelos e conceitos semióticos mais utilizados pelos pesquisadores brasileiros para análise de diferentes tipos de signos visuais veiculados nas mídias. A pesquisa exploratória visou construir hipóteses acerca do uso das teorias semióticas utilizadas para análise de signos visuais midiáticos. Na delimitação do corpus foram selecionadas as publicações vinculadas aos PPG´s em Comunicação. Em seguida, na plataforma Qualis, verificou-se se as publicações estavam indexadas no sistema, apenas os títulos indexados foram considerados como corpus de pesquisa. Tendo selecionado os periódicos, a delimitação seguiu as seguintes etapas: (1) seleção dos trabalhos de semiótica aplicada que fazem uso das teorias semióticas para análise de uma linguagem específica; (2) seleção dos artigos que cuidam apenas do exame do signo visual nas mídias; (3) esses, foram separados em função de suas bases teóricas; (4) por fim, foram observadas as distintas correntes semióticas, os conceitos, modelos e métodos utilizados nas análises de signos visuais em periódicos. Do ano de 2009 foram analisados 14 periódicos. Nesses, 21 artigos enquadraram-se no corpus da pesquisa, onde: 14 utilizam a semiótica francesa, 4 a semiótica peirciana, 1 a semiótica da cultura e 2 foram classificados como pesquisa hibrida. Em 2010 foram analisados 13 periódicos. Nesses, encontramos 9 artigos que fizeram o uso das teorias para analise do signo visual nas mídias: 7 usaram para analise as teorias da corrente francesa e 2 artigos são híbridos. No ano de 2011 analisamos 12 periódicos, totalizando 302 artigos. Somente 3 artigos fizeram o uso da semiótica francesa para analise do signo visual nas mídias: 1 utilizou do hibridismo e 2 fizeram uso da semiótica de Peirce. Como pôde se verificar, no Br asil, a corrente semiótica mais usada para analisar o signo visual nas mídias é a de linha francesa, foram encontrados 26 artigos. Em segundo lugar, com 6 artigos, fica o uso da semiótica de Peirce. Em terceiro, o uso do hibridismo com 6 artigos. E, por ultimo, o uso da semiótica da cultura com somente 1 artigo. Os resultados parciais da pesquisa foram apresentados no Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC), em 2011. E o trabalho final foi selecionado para o Simpósio de Pesquisa do Grande ABC.