Sistema de Submissão de Resumos, II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2012 (ENCERRADO)

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O sutiã da Valisère - recepção de publicidade entre homens e mulheres
Priscila F. Perazzo, Guilherme Garcês Pereira

Última alteração: 2012-11-14

Resumo


Introdução: o intuito dessa proposta de pesquisa é adentrar sobre o universo da recepção e verificar como a publicidade sobre o anúncio do primeiro sutiã da Valisère foi percebida tanto pelo público feminino quanto o masculino. Indagando sobre o que as pessoas sentiram quando assistiram à peça publicitária e qual foi a repercussão dessa propaganda entre mulheres e homens na década de 1980, tem-se como objetivo identificar, por meio das narrativas orais, as lembranças que homens e mulheres têm da peça publicitária “O primeiro sutiã da Valisère”.

Metodologia: utiliza-se a metodologia da história oral para coletar as narrativas orais das lembranças do público sobre essa peça publicitária. Nesse tipo de entrevista, as perguntas são amplas, colocadas em grandes blocos, mais como um roteiro por parte do pesquisador para ajudar o depoente a conduzir sua narrativa, seguindo a ordem cronológica da vida do entrevistado (MEIHY, 2005). O processo de gravação das entrevistas de narrativas orais de histórias de vida, concedido de preferência num ambiente familiar ao entrevistado ou nas dependências da Universidade, contará com a produção de gravações em vídeo, cujos resultados terão as devidas autorizações prévias e posteriores dos entrevistados. Em seguida, serão inseridos no HiperMemo – Acervo Hipermídia de Memórias da USCS, sob a temática da memória da propaganda e da publicidade, para um acervo de patrimônio cultural. Juntamente com as entrevistas, deverão ser recuperados também o acervo pessoal de cada depoente entrevistado que se compõe em fotografias, documentos pessoais, correspondências, impressos etc.

Resultados e conclusões: verificamos que os homens da época tiveram certa resistência ao comercial, pois ele mostrava algo intimo da mulher na TV, o que eles não acharam correto, apesar da abordagem sutil. Eles também não se identificaram com o comercial. Já as mulheres entrevistadas se identificam com o comercial e o comercial ajudou a criar uma expectativa nas meninas sobre o primeiro sutiã, que se tornou algo até hoje é importante para as mulheres.