Sistema de Submissão de Resumos, II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2012 (ENCERRADO)

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AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
Fábio Gerab, Leila Correa Geyer

Última alteração: 2012-11-14

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo das técnicas estatísticas utilizadas em pesquisas da área de administração, ao longo dos últimos dez anos no Brasil, com base em análise documental de artigos publicados em revistas científicas brasileiras, buscando averiguar quais técnicas estatísticas vem sendo utilizadas e qual sua importância para as pesquisas nessa área.
Introdução: Os métodos estatísticos são muito utilizados em todos os setores das organizações, sendo hoje ferramentas que auxiliam o gestor moderno nas tomadas de decisões estratégicas, principalmente nos atuais cenários, cada vez mais complexos do ambiente organizacional. Mensurar a importância da estatística para pesquisas atuais em administração pode suscitar a necessidade de adaptações no ensino da Estatística para os Cursos de Administração, tanto no nível de graduação como no de pós-graduação.
Metodologia: Foram selecionados artigos de revistas científicas com publicações regulares no Brasil ao longo da última década, das distintas subáreas da Administração. Analisou-se 112 artigos das revistas RAC, RAE, FACES e READ, sendo 58 publicados em 2001/02 e 54 em 2011/12. Construiu-se um cadastro contendo as principais informações e as abordagens estatísticas utilizadas. As abordagens foram agrupadas em famílias de técnicas estatísticas. Além do uso, a relevância das técnicas, baseada no impacto de seu uso na conclusão de cada artigo, também foi mensurada a partir de uma escala de mensuração de relevância.
Resultados/ Conclusões: A análise de componentes principais aplicada aos impactos das distintas famílias de técnicas resultou em duas componentes, explicando 66% da variabilidade dos resultados de impacto. A primeira componente, capaz de explicar 35% da variabilidade dos dados, agrupou majoritariamente as técnicas: Análise de Variância; Estatística Multivariada e Tabelas e Gráficos. A segunda componente, que explicou 31% da variabilidade dos dados, agrupou: Testes Não Paramétricos; Correlação e Regressão, além de Testes de Hipótese. As técnicas estatísticas Estimação de Parâmetros e Métodos Numéricos distribuíram-se de forma semelhante entre as duas componentes identificadas. Estes resultados indicam que diversas técnicas estatísticas têm sido empregadas, muitas vezes de forma conjugada. O teste de Qui-quadrado aplicado aos resultados obtidos em cada um dos períodos pesquisados mostrou, com 0,05 de significância, um aumento tanto do uso de estatística como do impacto deste uso em pesquisas em administração. Os resultados apontam que o ensino de estatística, em seus diferentes níveis, tende a ganhar espaço na formação do administrador.