Sistema de Submissão de Resumos, II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2012 (ENCERRADO)

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Projeto e Construção de uma Muleta Elástica
Marko Ackermann, Saulo Alvarez Lima de Oliveira

Última alteração: 2012-11-14

Resumo


A adição de um elemento elástico a muletas convencionais pode reduzir impactos transmitidos aos membros superiores bem como o gasto energético de alguns estilos de marcha. Uma parcela significativa da população utiliza muletas axilares para locomoção de forma continuada, o que pode ter como consequência danos à saúde causados pelo esforço excessivo nas articulações. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um par de muletas axilares modificadas capazes de receber um mecanismo de absorção de choques utilizando molas helicoidais de compressão. O sistema possui uma guia linear de rolamentos, um mecanismo de regulagem de pré-tensão da mola e pontos de regulagem de altura a fim de permitir a comparação da marcha com um par de muletas comuns com a marcha com um par de muletas elásticas. O protótipo permite a adaptação de molas de diferentes comprimentos, níveis de rigidez e pré carga. Um par de muletas axilares Mercur foi selecionado e adquirido. O sistema que permite o movimento ascendente e descendente com atrito reduzido utiliza uma guia linear de rolamentos da marca THK, modelo LT 16. Com base nos resultados de simulações computacionais realizadas em outro trabalho sobre o tema, foram adotados quatro níveis de rigidez para as molas: 5, 10, 20 e 30 kN/m. Em estudos anteriores, níveis de rigidez inferiores a 5 kN/m mostraram-se excessivamente complacentes, enquanto que muletas de rigidez superior a 30 kN/m foram subjetivamente avaliadas como semelhantes a muletas rígidas. Espera-se que os protótipos sejam utilizados em estudos experimentais da marcha com muletas elásticas para comparação com simulações computacionais e verificação de hipóteses relacionadas à diminuição do consumo energético e à redução dos impactos transmitidos aos membros inferiores