Sistema de Submissão de Resumos, II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2012 (ENCERRADO)

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Evolução na comunicação: estudos nas redes sociais
Elias Estevão Goulart, Simão Szmuszkowicz

Última alteração: 2012-11-23

Resumo


INTRODUÇÃO:

“Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns” (REINEHR, 2012, s.p.). A rede social estudada nesta pesquisa foi o Twitter. Em teoria, na estrutura das redes sociais os atores sociais se caracterizam mais pelas suas relações do que pelos seus atributos (gênero, idade, classe social). Este fenômeno é explicado por alguns téoricos, apontando a existência de laços fortes e fracos, onde se encontram os atores que não podem comunicar entre si, a não ser por intermédio de um terceiro (FREEMAN, 2006).

 

OBJETIVO:

O objetivo desse projeto foi desenvolver uma ferramenta de software, o Trawler, para a coleta automática de dados nas principais Redes Sociais e elaborar uma base de dados para estudos e verificar se existe repercussão na rede social do Twitter nos perfis dos jornais impressos de informações veiculadas nas próprias redes, ou seja, se a rede social gera pauta própria.

 

MATERIAL E MÉTODOS:

Esta pesquisa teve caráter exploratório, começando pela revisão bibliográfica das redes sociais, em seguida foi construída e testada a ferramenta para a coleta de informações na rede social Twitter, efetuando-se a coleta de dados e a análise prévia para a publicação dos resultados.

 

RESULTADOS:

Este estudo focalizou os 3 principais jornais impressos e online dos estados brasileiros. Verificou-se que, dos 105 veículos coletados, 40 veículos possuíam perfis no Twitter e Facebook, ou seja, aproximadamente 38%; 39 veículos não possuíam Twitter e não possuíam Facebook, aproximadamente 37%; 14 possuíam Twitter, mas não possuíam Facebook, cerca de 13% e finalmente 12 veículos não possuíam Twitter, mas possuíam Facebook, representando 12%.

Em seguida, foi verificada se havia a repercussão de notícias, a partir do ‘Blog do Planalto’ da atual presidente Dilma Rousseff, nos posts que eram repassados no Twitter no período de coleta.

 

CONCLUSÕES:

Observou-se que de fato uma rede social tem poder na difusão de informações. Os estudos apontaram que não existe aparentemente repercussão no Twitter. Pode-se concluir que: um usuário pode seguir diversas pessoas no Twitter, mas não necessariamente irá repassar as informações que obteve. Nas redes sociais, cada usuário é livre para postar e falar o que quiser.

A coleta de dados e os estudos dos resultados obtidos permite concluir, também, que o Twitter não é pauta para o próprio Twitter