Sistema de Submissão de Resumos, II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2012 (ENCERRADO)

Tamanho da fonte: 
A tecnociência contemporânea e seus impactos econômico-ambientais: o “consumo verde” e a estratégia de marketing greenwashing
Marcia Helena Alvim, Fernanda Face Kuvabara

Última alteração: 2012-11-12

Resumo


A ciência e tecnologia por serem criações humanas estão sujeitas aos interesses sociais, econômicos e políticos no momento de sua produção. O entendimento da relação entre a ciência e esses interesses possibilitam reflexões nas quais é possível analisar criticamente o desenvolvimento cientifico e tecnológico e seus impactos na atualidade. Neste projeto são estudadas características da prática científica contemporânea e sua relação com a sociedade na qual está inserida. A mídia desempenha um papel importantíssimo na divulgação e na utilização da ciência para fins comerciais, como por exemplo, na propaganda de produtos sustentáveis ou considerados saudáveis. Entretanto, muitas das ideias e projetos divulgados como verdade ou efetivos por algumas empresas para aumentar suas vendas estão ainda em fase de estudo, sendo a garantia de sua efetividade apenas estratégias de marketing, principalmente em relação à área ambiental (“greenwashing”). Portanto, o estudo das relações entre a ciência atual e os fatores socioeconômicos é de grande importância para a análise e conhecimento deste fenômeno midiático, possibilitando discussões acerca da ética no marketing científico e da importância da educação científica além do meio cientista-universidade para a formação de consumidores - cidadãos questionadores e conscientes.