Sistema de Submissão de Resumos, II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2012 (ENCERRADO)

Tamanho da fonte: 
GUIA DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA
Juliana Cristina Braga, Fabio Rezende, Beatriz Stransky

Última alteração: 2012-11-12

Resumo


A educação tem sofrido grandes transformações no decorrer dos anos e atualmente as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes no processo ensino aprendizagem. Como exemplo pode-se citar o uso das teleconferências, blogs, sites de relacionamento, vídeos e imagens. Em especial, na área da Biologia, por ser tratar de um campo muito rico em imagens e situações dinâmicas, a utilização de vídeos e figuras digitais para o ensino se potencializa, tanto em ambientes virtuais quanto presenciais. Na internet existem vários conteúdos digitais que podem ser usados como apoio ao ensino da Biologia, no entanto eles se encontram espalhados e possuem poucas instruções de uso. Esses problemas acabam dificultando e muitas vezes impossibilitando o uso das TICs em sala de aula, criando uma situação de muita informação disponível e baixa utilização da mesma. A reunião, organização e diretrizes para o uso das TICs em Biologia poderia incentivar o uso da tecnologia pelos professores para complementar o aprendizado em sala de aula como também para serem utilizados em cursos à distância.

Em vista deste grande potencial e dos problemas de localização e entendimento no uso das mesmas, desenvolvemos um guia de objetos de aprendizagem para o uso em disciplinas do curso superior de Biologia. Para tanto, tivemos de (i) pesquisar os objetos de aprendizagem que possam ser utilizados na disciplina de Biologia Celular; (ii) selecionar e catalogar os objetos de aprendizagem encontrados e por fim (iii) disponibilizar os objetos selecionados de forma organizada e com recomendações e instruções de uso. Pretendemos com isso, facilitar tanto o ensino quanto a aprendizagem da disciplina Biologia Celular e outras afins.