Sistema de Submissão de Resumos, II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2012 (ENCERRADO)

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de um Visualizador Interativo de Nuvens de Pontos e Campos Vetoriais 3D
João Paulo Gois, Igor Esteves de Oliveira

Última alteração: 2012-11-12

Resumo


Introdução

Acompanhando o avanço das tecnologias da Computação Gráfica e da Visualização Científica, foi desenvolvido um visualizador interativo de nuvens de pontos e campos vetoriais 3D utilizando a API do Qt e a Linguagem de Shader do OpenGL – GLSL.

A ferramenta permite a análise de dados desorganizados no espaço tridimensional e de campos vetoriais, servindo para estudos em áreas de conhecimento em que muitos dados são gerados e que a visualização de padrões e comportamentos de grupos de pontos se faz necessária.

Objetivos

Desenvolver um visualizador interativo que exiba nuvens de pontos e campos vetoriais à partir de arquivos que contenham as coordenadas espaciais e que permita que os pontos gerados sejam orientados tridimensionalmente, além de disponibilizar outras funções na interface, como a exibição de campos vetoriais, quando esses estiverem definidos no arquivo lido.

Metodologia

Foram utilizados métodos de orientação a objetos, utilizando a linguagem de programação C++ e a API OpenGL para programação gráfica e com as bibliotecas do Qt. A programação se baseia em transformações geométricas em modelos à partir de matrizes de coordenadas homogêneas, que definem a orientação do que será exibido, e que são passadas para shaders, onde há os métodos de tratamento da imagem antes de ser transmitida para exibição. Os métodos utilizados permitem que o aplicativo

desenvolvido seja multiplataforma, assim não tendo dependência de nenhum sistema operacional.

Resultados

A interface do aplicativo permite que sejam lidos arquivos textos com as coordenadas das nuvens de pontos, que são dispostas tridimensionalmente e que podem ser rotacionadas ou aproximadas com o uso do mouse do computador.

Também é possível exibir campos vetoriais, quando esses estiverem definidos no arquivo lido, de modo que as componentes do vetor sejam transmitidas para os canais RGB da imagem, fazendo com que cada ponto tenha uma cor diferente, de acordo com a sua orientação.

Conclusão

A ferramenta desenvolvida permite estudos em áreas em que grandes quantidades de dados desorganizados são gerados. Inicialmente, a interface disponibiliza funções simples de visualização, mas a programação utilizada pode ser expandida para que funções mais específicas sejam adicionadas.