Sistema de Submissão de Resumos, II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2012 (ENCERRADO)

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Investigação do comportamento termo-dinâmico-mecânico de compostos de borracha usados em pneus
Thomas William Buss, Camila Ansorge Lambert, Gerson Luiz Mantovani

Última alteração: 2012-11-12

Resumo


Introdução

Os pneus são partes essenciais dos automóveis. Do seu desempenho depende o conforto, dirigibilidade, economia de combustível, segurança, sendo também responsáveis pelo contato do veículo com o solo e por sustentar a carga. Portanto, como requesitos do projeto de engenharia, os pneus devem apresentar alta aderência, resistência à fadiga e deslocamento de materiais e ainda, resistência ao desgaste e laceração. A estrutura do pneu é basicamente formada por materiais poliméricos e aço, sendo que a maior parte é composta por elastômeros. Portanto, o constante desenvolvimento de novos compostos de borracha usados na fabricação de pneus e a investigação das suas propriedades são fundamentais para a melhora do desempenho do produto final.

Objetivos

O objetivo deste trabalho foi estudar as propriedades térmicas e mecânicas de compostos de borracha utilizados na indústria de pneumáticos.

Metodologia

Foram estudados 4 tipos de compostos de borracha com composições diferentes, preparados segundo normas internas da Pirelli. Os componentes foram pesados e misturados em banbury e calandra. Os ensaios dinâmico-mecânicos foram realizados num equipamento Eplexor 150N. As amostras com dimensões de 3,5 mm de comprimento, 5,0 mm de largura e 2,0 mm de espessura foram testadas em modo de tensão e de compressão, com uma carga de 150 N, e frequência de 10 Hz, nas temperaturas de 23 ºC, 40 ºC e 70 ºC, onde foram obtidos os resultados de E’ e tan δ , para cada temperatura, para cada composto.

Resultados

Observou-se que todos os compostos apresentaram perda na energia de armazenamento com o aumento da temperatura. A partir dos ensaios dinâmicos foram obtidos os valores de E’ e tan δ na ruptura dos quatro compostos de borracha, para três temperaturas diferentes a 23 °C, 40 °C e 70 °C. Verificou-se que o Composto 1 foi o que apresentou maior rigidez, o Composto 2 a menor e, os Compostos 3 e 4 apresentaram valores de módulo elástico intermediários aos Compostos 1 e 2. Os Compostos 1 e 4 apresentaram os maiores valores de tan δ para as três temperaturas ensaiadas, possuindo portanto, maior capacidade de dissipação de energia.

Conclusão

Com os resultados obtidos neste trabalho foi possível avaliar as propriedades mecânicas e dinâmico-mecânicas em função da temperatura de compostos de borracha diferentes entre si quanto à formulação.