Sistema de Submissão de Resumos, II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2012 (ENCERRADO)

Tamanho da fonte: 
GERAÇÃO Y: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E O DINAMISMO SOCIAL DESSE GRUPO EM REDES VIRTUAIS
Ana Keila Mosca Pinezi, Angelo Tavares Andrade

Última alteração: 2012-11-12

Resumo


As comunidades virtuais rompem as barreiras e as fronteiras territoriais com maior facilidade, o que engendra a formação de sociedades virtuais transnacionais com novos padrões que, territorialmente, estariam limitadas. Por outro lado, críticos defendem a ideia de que esse avanço das tecnologias de informação e comunicação gera o isolamento social, em que os indivíduos praticam a sociabilidade não mais face to face, abandonando a interação em ambientes reais. As formas de socialização e sociabilidade, em muitas sociedades contemporâneas, têm sido mediadas pelo tempo e espaço redefinidos pela internet e pelas possibilidades engendradas no universo digital. Inserida nesse contexto, encontra-se a Geração Y. Assim, esta pesquisa teve como objetivo compreender como a chamada geração Y, caracterizada pelos que nasceram entre 1980 e 1999, constrói seus relacionamentos e como definem sua identidade a partir de suas características que incluem, entre outras, a de um forte dinamismo aliado a perspectivas de um futuro próximo em relação especialmente ao mundo do trabalho e da carreira. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, em uma comunidade virtual do Facebook, com alunos da UFABC que demonstram o perfil típico dos que fazem parte da geração Y. A pesquisa apontou novas formas de pensar relacionamentos, encontros e qualidade de vida associados à grande dependência do acesso à internet e às redes sociais. As relações mostram-se bastante "informatizadas". A carga horária de acesso à internet é, muitas vezes, superior às relações face to face e há a elaboração constante de uma linguagem peculiar que integra os membros dessa geração. Os espaços de socialização e sociabilidade são recriados e afastam-se dos tradicionais e se caracterizam por uma intensa comunicação que se trava nas redes sociais. Pôde-se perceber que os aparatos tecnológicos, em especial as redes sociais on-line, são fatores fundamentais na socialização e sociabilidade dos “Y”, proporcionando maior dinamicidade desse grupo e apontando para um universo “plástico” em que o novo e a inovação são elementos essenciais e constitutivos da identidade dessa geração.