Sistema de Submissão de Resumos, II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2012 (ENCERRADO)

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A RELAÇÃO DE INFLUÊNCIA ENTRE O TWITTER E A PROGRAMAÇÃO TELEVISIVA NACIONAL
Ronye Freitas Rocha, Claudio Luis de Camargo Penteado

Última alteração: 2012-11-12

Resumo


A pesquisa abordou o poder de influência da mídia de massa tradicional sobre os usuários da internet em âmbito nacional, auxiliando a entender qual o uso que o brasileiro faz da internet como ferramenta, mais especificamente do Twitter. Discutindo primeiramente a importância do poder simbólico exercido pelas mídias de massa com base no pensamento de Pierre Bourdieu, com ênfase na televisão, por ser a mídia de massa mais popular do Brasil. Posteriormente, é feita uma análise acerca da estrutura da internet e de suas possibilidades de uso, tomando como parâmetro o pensamento de Pierre Lévy. A partir desta leitura, critico as possibilidades, muitas vezes exageradamente otimistas, do uso da rede com base no conceito de habitus de Bourdieu. A pesquisa empírica analisou os trending topics (ranking de assuntos mais discutidos) do Twitter, durante um período de tempo visando observar e mensurar a relação entre os assuntos discutidos nessa mídia social e a programação televisiva. A partir dos resultados obtidos, que evidenciam que a maioria dos temas mais populares no microblog estão associados (diretamente ou indiretamente) com a televisão. Sendo assim, é possível colocar em dúvida o caráter revolucionário e inovador da internet no que diz respeito ao uso efetivo da liberdade de pensamento proporcionada pela técnica, além de discutir a autossuficiência do internauta brasileiro, pontuando o otimismo de Lévy sobre o uso do ciberespaço.