Última alteração: 2012-11-13
Resumo
Introdução: O membro superior está envolvido numa série de tarefas diárias que requerem diferentes tipos de arranjos articulares para produzirem variados tipos de movimentos, entre estes estão os movimentos de alcance. Neste projeto utilizou-se as análises cinemática e cinética para avaliar parâmetros específicos do movimento de alcance do braço em indivíduos saudáveis, a fim de investigar diferenças nos parâmetros relacionados a energia do movimento, e também investigar possíveis diferenças entre os braços esquerdo e direito. Objetivos: calcular os parâmetros de trabalho e potência exercidos durante movimentos de alcance do braço, e investigar modificações nestes parâmetros energéticos. Metodologia: O modelo do membro superior usado foi baseado num modelo articulado composto por dois segmentos (braço e antebraço), possuindo duas articulações (cotovelo e ombro), definindo assim suas equações de movimento, e por conseguinte as equações de potência e trabalho. Para a avaliação dos movimentos foram utilizados dados previamente obtidos (3 posições e 3 ângulos) da realização de movimentos de alcance de indivíduos saudáveis para 3 alvos distintos na mesma direção e com 3 amplitudes diferentes. Para o processamento dos dados foram utilizadas rotinas computacionais desenvolvidas em IGOR Pro (WaveMetrics Inc.). Resultados: Através do cálculo e avaliação das potências médias geradas durante o deslocamento do cotovelo e ombro de ambos os braços, e da média do trabalho realizado durante os mesmos deslocamentos foi possível observar que o gasto de energia feito pelo braço direito é menor que o esquerdo, aliado também a uma eficiência superior do que a apresentada pelo braço esquerdo. Conclusão: Foi possível verificar a importância dos parâmetros energéticos do movimento que pode permitir a análise e avaliação e também determinação de características relacionadas a coordenação, e eventual gasto energético dos membros superiores, além da avaliação dos padrões de velocidade e aceleração desenvolvidas num trajeto desejado.