Sistema de Submissão de Resumos, II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2012 (ENCERRADO)

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de objetos de aprendizagem baseados em padrões utilizando processos de engenharia de software
Fabiano Marcon Moraes, Edson Pinheiro Pimentel

Última alteração: 2012-11-13

Resumo


O desenvolvimento de objetos de aprendizagem (OA), por sua natureza multidisciplinar, é muitas vezes realizado sem o rigor das metodologias apregoadas pela Engenharia de Software e também sem os padrões recomendados por diversos organismos. Isso se deve ao fato de que a produção de um OA é bastante complexa, pois envolve a participação de uma equipe multidisciplinar, composta por pedagogos, desenvolvedores, designers gráficos e especialistas da área de ensino-aprendizagem do objeto. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Educação tem sido crescente, principalmente devido ao avanço da Educação a Distância como uma das formas de democratizar o acesso dos cidadãos ao ensino superior. Torna-se necessário refletir sobre o uso dessas tecnologias, a sua qualidade e os resultados verificando, por exemplo, como os materiais educacionais são projetados, desenvolvidos e entregues àqueles que desejam aprender. Este trabalho tem por objetivo apresentar a aplicação de uma metodologia que combina o design instrucional e um processo de desenvolvimento de software na elaboração de objetos de aprendizagem, considerando questões de reuso. A reusabilidade nesse contexto refere-se à possibilidade de usar um objeto de aprendizagem em cenários distintos que necessitem abordar aquele conceito de que trata o objeto. Assim, a concepção do objeto não deve considerar apenas a aula para a qual está sendo prevista, mas também outros cenários, como por exemplo, outras disciplinas ou cursos. Os objetos desenvolvidos nesse trabalho abordam os seguintes temas do ensino de algoritmos: Condição simples, Seleção composta, Seleção encadeada, Estrutura de repetição, e Vetores.