Sistema de Submissão de Resumos, II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2012 (ENCERRADO)

Tamanho da fonte: 
Modelagem da Dinâmica e Simulação de Voo de um Veículo Aéreo não Tripulado (VANT)
Rogério Teixeira, Luiz Martins

Última alteração: 2012-11-13

Resumo


Esse trabalho trata do estudo e da modelagem matemática da dinâmica de voo de um veículo aéreo qualquer, com o objetivo de realizar simulações computacionais de voo. O objetivo é acumular conhecimentos sobre o problema da dinâmica de voo necessários para as fases preliminares de projeto de um protótipo de veículo aéreo não tripulado (VANT), ou seja, definição inicial de desenho da aeronave, características aerodinâmicas principais, e parâmetros gerais de projeto. Os veículos aéreos não tripulados representam um potencial amplo de aplicações, muitos delas pouco exploradas, incluindo voos para levantamentos de dados topográficos, registro fotográfico para mapeamento de áreas de acesso difícil, monitoramento de áreas naturais e urbanas para vigilância, controle e planejamento urbano, missões de inspeção de linhas de transmissão e dutos diversos, sensoriamento remoto e levantamento de dados climáticos, aplicações militares e de segurança, etc. O custo de uma aeronave desse tipo, muito reduzido se comparado com o de aeronaves convencionais tripuladas, torna um VANT uma opção muito atraente para a realização dessas missões. O trabalho se organiza em duas etapas: a primeira consiste da descrição matemática do movimento de um veículo aéreo, e a segunda das simulações, ou seja, utilizando os modelos matemáticos desenvolve-se uma modelagem computacional (FDC 1.4) que realiza simulações de voos em diversos regimes. A análise dos resultados obtidos através das simulações, e dos próprios modelos matemáticos, permite compreender a dinâmica de voo de um veículo aéreo e sua resposta frente a alterações das superfícies de controle. Essa compreensão é fundamental para as definições iniciais de um projeto de VANT.