Sistema de Submissão de Resumos, II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2012 (ENCERRADO)

Tamanho da fonte: 
ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE
Paula Homem-de-Mello, Beatriz Moraes Cavalheri

Última alteração: 2012-11-13

Resumo


Introdução A Universidade de Cambridge é uma tradicional universidade, situada na Inglaterra.  Isaac Newton, James Maxwell, John Thomson, Ernest Rutherford e Charles Darwin foram alguns dos importantes homens que mudaram a história e que obtiveram seus diplomas nesta Instituição. O ensino, a pesquisa e a inovação são fortemente encontrados nesta Universidade, que é considerada uma das melhores do mundo.[1]

Objetivos Fazer levantamento acerca do funcionamento da Universidade no que diz respeito ao ensino, pesquisa e inovação.

Metodologia Por meio de pesquisas realizadas principalmente no website da Universidade, foi possível adquirir algumas informações acerca da mesma.

Resultados A Universidade de Cambridge é uma federação de faculdades (Colleges), mantida primordialmente com fundos públicos, embora possua uma dotação privada própria. As faculdades que a compõem subdividem-se em departamentos, que são liderados por um chefe, que são responsáveis por contratar docentes, ministrar aulas, aplicar exames, etc. As Faculdades existentes são instituições independentes, formadas por alunos de graduação ou pós-graduação e membros “seniores”, que são responsáveis por governar a faculdade, sendo alguns deles professores das respectivas. Em cada uma delas, há um presidente, eleito pelos membros “seniores”, que irá ser o administrador geral. Todos os alunos precisam ser afiliados a uma faculdade. Estas são responsáveis pelo processo seletivo e admissão de alunos de graduação. Portanto, os estudantes que desejem ingressar na universidade tem o seu “histórico escolar” enviado para uma faculdade individual de sua escolha. Alguns dos cursos são: engenharia, matemática, economia, etc. Há um centro de Inovação e Pesquisa, intitulado “Centro de Excelência em Processos e Inovação”, que une indústria e educação com a finalidade de explorar soluções de como criar vantagens competitivas, através de produtos e serviços inovadores, implantando e melhorando os processos operacionais de forma eficiente.

Conclusão Esta Universidade tem excelência no ensino devido à grande interação com a pesquisa e inovação. A união destes três fatores é a chave para o desenvolvimento social, econômico e cultural de qualquer país.

REFERÊNCIAS

[1] The World University Rankings 2011 – 2012. Ranking das Universidades entre 2011 e 2012. Disponível em <http://www.timeshighereducation.co.uk/world-university-rankings/2011-2012/top-400.html>. Acesso em 20/05/2012.

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

- SANTOS, Leonor. O Sistema Educativo na Inglaterra. Disponível em<http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/msantos/dc05/Inglaterra.pdf>. Acesso em 18/05/2012.

- Website da Universidade de Cambridge. Disponível em < http://www.cam.ac.uk/>. Acesso em 20/05/2012.

 Agradecimentos: PET/MEC