Sistema de Submissão de Resumos, II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2012 (ENCERRADO)

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Os Silêncios do Holocausto: um olhar Cinematográfico do período pós Guerra Fria
MICHELE DAFONTE ROSAS, Ana Maria Dietrich

Última alteração: 2012-11-13

Resumo


Introdução

 

Tal pesquisa é centrada na análise fílmica de O Menino do Pijama Listrado e  A Queda – As últimas horas de Hitler, problematizando os conceitos de vítimas e algozes. Analisa os processos de humanização versus vitimização dos algozes, explorando visões diferentes do Cinema Hollywoodiano relacionado às representações da II Guerra e do Holocausto. Tais produções apresentam concepções diferentes das comuns: a visão de alemães diante ao fato.

Objetivos

 

Partindo do princípio de que na guerra todos perdem e não excluindo o drama vivido no Holocausto, mostramos que em determinados momentos, pode-se ampliar o conceito de vítimas para a população civil alemã que sofreu grandes perdas no processo da II Guerra. O projeto tem como objetivo observar tais concepções do ponto de vista da análise fílmica e entrevistas com especialistas em cinema.

Metodologia

A metodologia empregada foi a análise fílmica por meio da metodologia de análise de roteiro, personagens e plot points de Syd Field. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a temática de II Guerra Mundial e Holocausto. Foram ouvidos depoimentos com estudiosos do cinema, diretores e críticos em cinema.

Resultados

 

Após a queda do Muro de Berlim, um novo perfil de obras fílmicas foram realizadas na Alemanha e passaram a retratar os anos relacionados à Segunda Guerra Mundial e seus temas correlatos (Holocausto, morte de civis, fanatismos e extremismos) de diversas perspectivas sejam elas irônicas, dramáticas. Algumas produções primam por mostrar a complexidade de seus personagens. Assim, entram em cena judeus de conduta duvidosa e alemães não nazistas complexificando a representação homogênea trazido pelo cinema hollywoodiano do pós-guerra. Ao contrário de interpretar tais filmes como indícios de  revisionismo ou negacionismo, tal trabalho se propôs a pensar a complexidade dos atores envolvidos no fenômeno da II Guerra mundial, observando momentos em que também o povo alemão ganhou o estigma de vítima, quer pelo fanatismo de seus líderes (caso do A Queda), quer por colocar em risco a vida de seus próprios filhos dada a obediência cega de seus partidários (O Menino do Pijama Listrado).

Conclusão

Os filmes foram polêmicos, justamente por esta nova abordagem, ousada do ponto de vista de muitos. Até mesmo os entrevistados tiveram opiniões e recepções distintas, porém percebem a importância dessas produções para uma abordagem aos filmes com esta temática diferente da tradicional hollywoodiana produzida durante a Guerra Fria.