Sistema de Submissão de Resumos, II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2012 (ENCERRADO)

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CONCEPÇÃO E CÁLCULO DO TREM DE POUSO PARA UMA AERONAVE SAE-AERODESIGN
Francisco Magalhães Martins, Leandro Trautwein

Última alteração: 2012-11-22

Resumo


Introdução 

Um trem de pouso tem como funções principais apoiar o avião no solo e manobrá-lo durante os
processos de taxiamento, decolagem e pouso. O trem de pouso triciclo é aquele no qual existem
duas rodas principais ou trem principal geralmente localizado embaixo das asas e uma roda
frontal ou trem do nariz. O trem de pouso convencional é formado por um trem principal e uma
bequilha geralmente localizada no final do cone de cauda. Atualmente a grande maioria das
aeronaves possui trem de pouso modelo triciclo, pois esta configuração melhora sensivelmente
o controle e a estabilidade da aeronave no solo além de permitir melhores características de
desempenho durante a decolagem.

Objetivos

Neste trabalho, estudam-se as principais geometrias de trem de pouso principal,triciclo fixo e determina-se qual a melhor opção para atender aos requisitos doprojeto SAE-Aerodesign.
Também é proposta uma configuração de trem de pouso para o projeto aerodesignda equipe HARPIA. É feito o estudo preliminar, concepção, cálculo e prototipagemdo trem de pouso a equipar a aeronave de 2011.

METODOLOGIA

Valendo-se do projeto Aerodesign 2010 da UFABC, as dimensões principais do trem-de-pouso
serão fixadas, bem como o carregamento. Considerar a estrutura do trem-de-pouso como uma
viga prismática, e impor valores de altura (h), largura (l) e carregamento como parâmetros
iniciais para a comparação entre os diferentes arranjos de trem de pouso. Em seguida, fazer a
análise estrutural de cada uma das possibilidades apresentadas, obtendo um veredito prematuro
sobre a melhor geometria.

CONCLUSÕES
Através da comparação na primeira parte do trabalho, ficou evidente que a melhor configuração
geométrica para a aeronave do projeto SAE-Aerodesign 2011 seria do tipo wittman.
Avaliou-se a utilização de diversos materiais, elegendo o compósito carbono-epóxi como ideal.
Utilizou-se espuma de PVC para aumentar a espessura do trem de pouso para diminuir as
tensões máximas nas extremidades, isso sem acrescentar massa em excesso à peça final.