Sistema de Submissão de Resumos, III ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2013 (ENCERRADO)

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O Discurso de Mulheres Docentes e Pesquisadoras da UFABC: Entre a Vida Acadêmica, Doméstica e Pessoal.
Ana Keila Mosca Pinezi, Carolina Becker

Última alteração: 2013-11-19

Resumo


Introdução: A docência, até 1930, era considerada uma das únicas profissões adequadas para as mulheres, pois aparentemente tinha uma baixa carga horária, o que permitia que elas mantivessem sua “herança social” relacionada aos cuidados intradomésticos. Contudo, esta carga horária reduzida era ilusória, pois só levava em consideração as horas em que as mulheres passavam dentro da sala de aula, desconsiderando o tempo de trabalho extra-classe, como o preparo das aulas e correção de atividades. Com o passar do tempo, as mulheres foram ocupando outros espaços no mercado de trabalho, mas isto não acarretou necessariamente a diminuição das responsabilidades exclusivas da mulher, como a administração do lar e os principais cuidados e educação dos filhos.

Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi de investigar como um grupo de mulheres docentes e pesquisadoras de uma universidade pública organizam, em seu discurso, sua vida nos âmbitos familiar, pessoal e laboral.

Métodos: A pesquisa baseou-se numa abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e entrevistas abertas com um grupo de nove mulheres docentes e pesquisadoras da Universidade Federal do ABC. Todas as entrevistas foram realizadas dentro do espaço da universidade, de acordo com o horário e data definidos pelas entrevistadas.

Resultado: Todas as entrevistadas afirmaram o “status” secundário da mulher na sociedade apontando a desigual divisão dos afazeres domésticos entre homens e mulheres. A maioria delas relata que não há diferença entre o homem e a mulher no ambiente extradoméstico, ou seja, as mulheres contemporâneas lidam com as mesmas funções e responsabilidades de um homem em ambiente profissional, mas as responsabilidades quanto aos afazeres domésticos permanecem como uma obrigação exclusiva das mulheres.

Conclusões: Deste modo, nota-se que ao mesmo tempo em que as mulheres conquistam o mercado de trabalho de modo amplo, a sociedade ainda entende que os afazeres domésticos permanecem a cargo do sexo feminino o que faz com que elas lidem com uma dupla jornada. Apesar da sobrecarga de funções, o trabalho intradoméstico não foi visto pelas docentes entrevistadas como maior empecilho da carreira, mas sim a falta de reconhecimento, inclusive de seus familiares, do árduo trabalho que realizam na universidade.