Sistema de Submissão de Resumos, III ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2013 (ENCERRADO)

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Estudo de aplicações da Internet das Coisas em um ambiente acadêmico
Fabio Figueiredo Rodrigues, João Henrique Kleinschmidt

Última alteração: 2013-11-19

Resumo


Internet das Coisas (Internet ofThings - IoT) é a extensão da internet ao mundo físico à nossa volta, que torna possível a interação e comunicação entre esses objetos de modo que cooperem entre si. A principal motivação da IoT é a comodidade aliada a praticidade, facilitando tarefas simples do dia-a-dia ou também tarefas mais complexas.

A IoT é possível através da integração de várias tecnologias. Um ponto importante é a diminuição de tamanho, peso, consumo de energia e preço das tecnologias sem fio, que permitem que qualquer objeto possua capacidade de comunicação. Com isso, o objetivo do trabalho é propor aplicações de Internet das Coisas em um ambiente acadêmico e definir uma arquitetura comum e as tecnologias de comunicação, hardware e software.

Após estudos das principais tecnologias da IoT, foi decidido utilizar uma arquitetura baseada em três camadas: camada de percepção, camada de rede e camada de aplicação. Os cenários escolhidos foram: biblioteca, sala de aula, laboratório, estacionamento e ensino. Todos com objetivos que visam agilizar os processos dentro do cenário, evitar perdas de equipamentos e objetos, evitar gastos desnecessários, além de sempre proporcionar um ambiente de aprendizado melhor aos alunos e professores.

Depois de definidos os cenários e os elementos das três camadas da arquitetura em cada cenário, foi feita uma simulação utilizando o software RIFIDI, que é utilizado para emular leitores e etiquetas RFID (componente chave da IoT). Também foi desenvolvido um programa em Java que fez a comunicação com o RIFIDI e um tratamento dos dados recebidos dos leitores emulados, para verificar a viabilidade dos sistemas.

Concluímos assim que é possível a implantação da internet das coisas nos diferentes cenários estudados, e com os dispositivos e tecnologias definidas. É esta interação entre os dispositivos e o uso destas tecnologias que poderão enriquecer a qualidade de vida da comunidade acadêmica, possibilitar melhores condições de estudo para os estudantes, viabilizar o trabalho dos professores, agilizar o uso da biblioteca e do estacionamento. Desta forma, verificamos que esta implantação da internet das coisas no ambiente acadêmico irá trazer benefícios para toda a comunidade acadêmica e que poderá ser estendida para outros segmentos da sociedade.