Sistema de Submissão de Resumos, III ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2013 (ENCERRADO)

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O IDEB E O DESEMPENHO ESTUDANTIL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIÃO DO GRANDE ABC
Nonato Assis de Miranda, Niani Costa Moraes

Última alteração: 2013-11-21

Resumo


INTRODUÇÃO

Esse texto apresenta os resultados parciais do projeto de pesquisa “Políticas Públicas e Gestão da Educação na Região do Grande ABC: as relações entre o investimento financeiro em educação e o desempenho estudantil nas escolas públicas de Educação Básica”. Mais especificamente, apresentamos um mapeamento dos indicadores de educação fundamental na região do Grande ABC, tomando como base os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas públicas de ensino fundamental dos diferentes municípios da região investigada.

 

OBJETIVOS

O objetivo desse projeto é investigar a relação entre políticas públicas de financiamento da educação e a melhorias do desempenho dos estudantes da educação básica na região do Grande ABC.

 

METODOLOGIA

Para dar conta dos objetivos propostos, empreendemos pesquisa bibliográfica e coleta de dados junto ao sítio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para traçarmos um perfil da educação fundamental na região do Grande ABC.

 

RESULTADOS

Com relação aos anos iniciais do ensino fundamental, os municípios de Diadema, Mauá, Rio Grande, São Bernardo Do Campo e São Caetano do Sul vêm cumprindo as metas projetadas nas últimas três avaliações realizadas. Em 2009, maior crescimento foi constado em Diadema com 0,4 pontos acima da meta projetada, Mauá e São Bernardo do Campo. Esses dois últimos municípios obtiveram o mesmo resultado acima da meta projeta para o IDEB de 2009, 0,3 pontos. Por outro lado, o município de Santo André, apenas em 2009 conseguiu superar em 0,1 ponto a meta projetada. Por sua vez, para os anos finais do ensino fundamental, quase todos os municípios da região, de alguma forma, deixaram de cumprir a meta projeta pelo IDEB em pelo menos um dos anos da avaliação (2007, 2009, 2011) sendo que maior preocupação recai sobre Rio Grande da Serra que não atingiu a meta projetada em nenhum dos três anos em que sua rede de ensino foi avaliada.

CONCLUSÃO

 Há diferença significativa quanto aos resultados obtidos pelos municípios que compõem a região do Grande ABC quando se compara os anos iniciais do ensino fundamental em relação aos finais desse mesmo nível de ensino. Constatou-se que os resultados do IDEB nos anos iniciais do ensino fundamental estão na maioria dos municípios investigados, acima da meta projetada, ao contrário do que ocorre com os anos finais do mesmo nível.

INTRODUÇÃO

Esse texto apresenta os resultados parciais do projeto de pesquisa “Políticas Públicas e Gestão da Educação na Região do Grande ABC: as relações entre o investimento financeiro em educação e o desempenho estudantil nas escolas públicas de Educação Básica”. Mais especificamente, apresentamos um mapeamento dos indicadores de educação fundamental na região do Grande ABC, tomando como base os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas públicas de ensino fundamental dos diferentes municípios da região investigada.

 

OBJETIVOS

O objetivo desse projeto é investigar a relação entre políticas públicas de financiamento da educação e a melhorias do desempenho dos estudantes da educação básica na região do Grande ABC.

 

METODOLOGIA

Para dar conta dos objetivos propostos, empreendemos pesquisa bibliográfica e coleta de dados junto ao sítio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para traçarmos um perfil da educação fundamental na região do Grande ABC.

 

RESULTADOS

Com relação aos anos iniciais do ensino fundamental, os municípios de Diadema, Mauá, Rio Grande, São Bernardo Do Campo e São Caetano do Sul vêm cumprindo as metas projetadas nas últimas três avaliações realizadas. Em 2009, maior crescimento foi constado em Diadema com 0,4 pontos acima da meta projetada, Mauá e São Bernardo do Campo. Esses dois últimos municípios obtiveram o mesmo resultado acima da meta projeta para o IDEB de 2009, 0,3 pontos. Por outro lado, o município de Santo André, apenas em 2009 conseguiu superar em 0,1 ponto a meta projetada. Por sua vez, para os anos finais do ensino fundamental, quase todos os municípios da região, de alguma forma, deixaram de cumprir a meta projeta pelo IDEB em pelo menos um dos anos da avaliação (2007, 2009, 2011) sendo que maior preocupação recai sobre Rio Grande da Serra que não atingiu a meta projetada em nenhum dos três anos em que sua rede de ensino foi avaliada.

CONCLUSÃO

 Há diferença significativa quanto aos resultados obtidos pelos municípios que compõem a região do Grande ABC quando se compara os anos iniciais do ensino fundamental em relação aos finais desse mesmo nível de ensino. Constatou-se que os resultados do IDEB nos anos iniciais do ensino fundamental estão na maioria dos municípios investigados, acima da meta projetada, ao contrário do que ocorre com os anos finais do mesmo nível.