Sistema de Submissão de Resumos, V ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2015 (ENCERRADO)

Tamanho da fonte: 
Aperfeiçoamento das Competências de Redação em Leitura em Ambiente Virtual
Raúl Cesar Gouveia Fernandes, Camila Barbosa Teixeira

Última alteração: 2015-10-02

Resumo


Resumo: Este projeto de Iniciação Didática consiste no desenvolvimento de um conjunto de atividades e exercícios complementares relacionados às diversas disciplinas de Comunicação e Expressão ministradas nos cursos de Administração de Empresas e Ciência da Computação. O objetivo principal do Projeto é oferecer aos estudantes material de apoio e estudo complementar por meio da Plataforma Virtual Moodle.

 1. Introdução

É notória a crescente dificuldade dos estudantes com relação às habilidades de leitura e produção de textos. O assunto é recorrente nas conversas entre professores e tem sido abordado também em numerosos artigos da grande imprensa, que noticiam com desalentadora frequência o fraco desempenho do estudante brasileiro em exames de língua e compreensão de textos.

Tendo em vista isso, o objetivo geral deste projeto é favorecer o desenvolvimento das competências linguísticas dos estudantes do Centro Universitário da FEI, especialmente no que diz respeito à capacidade de leitura e produção de textos, por meio da Plataforma Virtual Moodle, onde os estudantes se sentem mais estimulados a resolver os exercícios, pois fogem da forma tradicional como são propostos atualmente. Além disso, existe uma alta tendência na utilização do Moodle para realização de atividades EAD ultimamente [1].

 2. Metodologia

O professor orientador foi responsável pela elaboração das listas de exercícios e os respectivos gabaritos, enquanto a aluna foi responsável pela digitação dos exercícios e programação dos recursos da Plataforma Moodle. Houve um período inicial de aprendizagem para que o orientador e a aluna obtivéssemos familiaridade com o referido sistema, e algumas horas de treinamento com o professor Roberto Baginski para que a aluna pudesse aprender a lidar com a linguagem do programa. Os primeiros meses do projeto foram dedicados à aquisição dessas competências.

 3. Resultados

Foram elaboradas e programadas na plataforma Moodle 46 listas de exercícios, referentes a 7 semanas de atividades a serem cumpridas pelos alunos, de um total de 12 semanas. Assim pode-se dizer que foi concluída a programação de 58% da quantidade total de exercícios, pois não houve tempo hábil para que o orientador finalizasse a elaboração do restante das listas. Os exercícios foram classificados de acordo com os níveis de dificuldade fáceis, intermediários e difíceis, abordando temas referentes à leitura e interpretação de texto e gramática.

4. Conclusões

O projeto é de extrema importância para o desenvolvimento dos estudantes, visto que os exercícios propostos abordam temas fundamentais para o progresso nas habilidades de leitura e redação. O modelo on-line como os exercícios são apresentados motivará os estudantes a resolver as listas de exercícios complementares que já lhes são oferecidas atualmente em formato de texto. Além disso, os recursos da Plataforma Moodle permitirão verificar o grau de acertos e erros em cada atividade proposta. Essa correção resultará num fator a ser aplicado na nota final do aluno, estimulando-o ainda mais a resolver as listas de exercícios oferecidas.

 5. Referências

[1] DALLACOSTA, Adriana. Proposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do moodle. 2012. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Língua Portuguesa, UFRGS, São Paulo, 2012.

Agradecimentos

À FEI pela concessão da bolsa. Ao orientador Prof. Dr. Raul Cesar Gouveia Fernandes. Ao Prof. Dr. Roberto