Sistema de Submissão de Resumos, VIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2018 (ENCERRADO)

Tamanho da fonte: 
O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO NA DISCIPLINA DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
Erika Horiuchi, Patrícia Fiscarelli

Última alteração: 2018-12-17

Resumo


Nos últimos anos, com a expansão tecnológica e o crescimento da relação entre seres humanos e ambientes virtuais, aumentou também a preocupação com o desenvolvimento do processo de aprendizagem e sua relação com a tecnologia. Pensando nisso, este projeto apresentou a proposta de inserção dos Objetos de Aprendizagem (OA, recursos digitais de ensinagem passíveis de reutilização que se utilizam da portabilidade e facilidade de acesso relacionados à ambientes virtuais) para a discussão de assuntos da disciplina introdutória de Transformações Químicas (TQ) do Bacharelado de Ciência e Tecnologia da UFABC utilizando como fonte o repositório BIOE (Banco Internacional de Objetos Educacionais). Na etapa inicial foi feito o contato com o coordenador da disciplina, a fim de identificar as maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos durante o curso de TQ e alinhar a pesquisa de OAs conforme esta demanda. Passou-se então, à etapa de pesquisa no BIOE, cujos resultados levaram à busca em outros repositórios - LabVIRT, PhET e Merlot, o que não trouxe resultados satisfatórios. O OA selecionado (LeChat), encontrado fora dos repositórios, é um software de simulação de equilíbrios químicos desenvolvido pela Universidade de Coimbra em 1998. Após a elaboração de atividades e formulários niveladores, o programa foi aplicado em duas turmas de TQ do período noturno do primeiro quadrimestre de 2018. Os resultados mostram que houve boa receptividade da interação com o OA pelos alunos e, além disso, houve certa melhora no desempenho destes quanto ao tema escolhido, mostrando a importância do software para a construção de correlações e sua usabilidade em disciplinas do ensino superior.