Última alteração: 2018-10-27
Resumo
O presente relatório tem como propósito investigar os conhecimentos relativos ao significado da prática interdisciplinar e mobilizados pelo uso da metodologia de resolução de problemas, considerando-se o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, propostos por Debora Ball e seus colaboradores, e a aplicabilidade da interdisciplinaridade para o ensino de funções. A estruturação metodológica apoia-se em uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo e estabelecem-se relações com os pressupostos teóricos e de análise qualitativa e análise de conteúdo, segundo Bardin, para categorização dos múltiplos significados de prática interdisciplinar apresentadas pelos participantes do Curso de Extensão de Produção de Material Didático para o Ensino de Ciências e Matemática (público-alvo da pesquisa) oferecido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do ABC. Tendo como base um questionário de perfil e um questionário investigativo, que resultou em seis protocolos respondidos, no qual, os resultados mostraram que os conhecimentos mobilizados pelos professores priorizam as representações gráficas, além das práticas e recursos que promovem melhorias adicionais para a visualização das situações-problemas por parte dos estudantes, promovendo indicativos de uso de softwares e planilhas como recursos didáticos, e ainda enfatizam a defasagem dos conhecimentos prévios, como um dos fatores causadores de dificuldades apresentadas pelos estudantes do Ensino Médio da Educação Básica, no estudo de funções.