Sistema de Submissão de Resumos, VIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2018 (ENCERRADO)

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Roque Santeiro, Bem Amado e Saramandaia: um estudo sobre a importância do espaço na produção e articulação de sentidos nas narrativas das telenovelas de Dias Gomes.
Joyce Simplicia de Moraes, Daniela Jakubaszko

Última alteração: 2018-10-30

Resumo


Este projeto realizou um estudo sobre como a dimensão espacial contribui para desenvolver as narrativas e ações de personagens. Em estudo anterior de Iniciação Científica percebemos como o espaço contribuiu para desenvolver verossimilhança e estruturar o cotidiano ficcional na telenovela Roque Santeiro de Dias Gomes (TV Globo, 1985). Neste segundo momento apresentamos a análise de outras telenovelas ícones da história da teledramaturgia brasileira: O Bem-amado (1973) Saramandaia (2011), ambas de Dias Gomes, para observar de que forma o espaço e composição visual articulam-se ao tempo dramático na narrativa e ações do personagem, incluindo o estudo do conceito bakthiniano de Cronotopo (BAKHTIN, 1993; 1997).

Estudou-se, ainda, a versão remake de 2013 de Saramandaia (Ricardo Linhares, TV Globo), que apresentou maior ênfase no realismo fantástico graças às novas tecnologias para efeitos especiais, o que permitiu pontuar algumas diferenças temáticas entre a primeira e a segunda versão.

A fim de colocar em estudo o espaço e sua relação específica com a narrativa realizamos as etapas de revisão bibliográfica, clipping, observação dos capítulos selecionados como amostra, entrevistas, e análises dos espaços numa perspectiva dialógica.

Foi possível observar que as duas tramas giravam em torno de um espaço, seja ele visto de uma visão macro (as cidades de Sucupira, Asa Branca e Bole Bole) ou micro (igreja, cemitério, praça, residências dos protagonistas); os desdobramentos da história também identificam traços da espacialidade (a morte de Odorico, o atentado contra Roque Santeiro ou a ressurreição de Marcina). Decupando os elementos e observando a trama em articulação com o contexto histórico foi possível identificar que todas as ações desenvolvidas estão ancoradas no espaço.

Em síntese, a investigação do cotidiano da telenovela nos permitiu observar melhor os pontos que fortalecem a ficção como um gênero que narra e representa a sociedade brasileira. Percebemos também o potencial de lugar de memória coletiva da ficção televisiva ao identificar a recorrência de signos que fazem menção ao momento político da ditadura militar de forma a compor metáforas críticas da realidade nacional. Não apenas no que se refere ao momento histórico, mas também a traços diversos da cultura brasileira, a ponto de continuarem produzindo sentido com o contexto histórico atual no remake de Saramandaia. As telenovelas de Dias Gomes se afirmam como referência na história do gênero telenovela brasileira e como referência de narrativa de ficção capaz de produzir sentidos duradouros para a audiência a partir das articulações entre ação, personagem e espacialidade.