Sistema de Submissão de Resumos, VIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2018 (ENCERRADO)

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Aquecimento Global: a divulgação e a aceitação de textos científicos e pseudocientíficos nas redes sociais
JOÃO PEDRO MACHADO, MAISA HELENA ALTARUGIO

Última alteração: 2018-10-27

Resumo


Nesse contexto de globalização e de intenso uso da Internet, particularmente das redes sociais, nos deparamos com uma problemática envolvendo a veracidade das informações, onde a autenticidade do conteúdo não é necessariamente relevante e informações pseudocientíficas, às vezes, tem mais repercussão que informações científicas. A realidade em que se encontra o aquecimento global não é diferente, são recorrentes as informações falsas divulgadas sobre esse tema nas redes sociais, principalmente no Facebook. Nesse cenário, o objetivo desse projeto de pesquisa é identificar e analisar quais fatores pertinentes ao público e aos textos de divulgação científica interferem na compreensão e na aceitação de informações divulgadas a respeito do fenômeno do aquecimento global nas redes sociais (Facebook). Nesta pesquisa foram escolhidos e analisados dois vídeos sobre tema, considerados entre os mais relevantes no mecanismo de pesquisa “vídeo” na ferramenta de busca do Facebook. A análise dos vídeos foi realizada sob dois aspectos: a) a veracidade das informações veiculadas, utilizando o método de análise de conteúdo fact-checking, tendo como referência os dados divulgados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, IPCC; b) o contexto das páginas em que essas mídias estão inseridas e o tipo de informação que elas divulgam, segundo um conjunto de métodos de cartografia de redes. Quanto ao público que acessou e comentou esses vídeos, foi realizada uma análise qualitativa do conteúdo dos comentários, baseada em Bardin (1977) com levantamento de categorias a posteriori. Em relação aos vídeos, foi possível observar que um deles, onde encontramos informações relacionadas com Fake News, estava inserida em uma página relacionada com conteúdo político;  já a página que se propunha a ter um conteúdo mais cientifico, postou um vídeo com informações mais acuradas. Em relação ao público, destacamos a grande rejeição às teorias que defendem o aquecimento global em ambos os vídeos, tanto por parte daquele que ataca quanto daquele que defende o aquecimento global. Para ambos os vídeos também encontramos uma parcela do público com dificuldades em compreender os conceitos científicos envolvidos no fenômeno. Conclui-se, portanto, que um ambiente altamente politizado acaba afetando a percepção das pessoas sobre conteúdo científico, e que o negacionismo do aquecimento global parte de grupos que se autointitulam de direita; outro fato concluído foi que um vídeo que apresenta informações de maneira didática (mesmo que falsas) possui um grande impacto na opinião final das pessoas na internet.