Sistema de Submissão de Resumos, IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019

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A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONTRIBUIÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS
Juliana Mata de Lima, Eliane Hilario da Silva Martinoff

Última alteração: 2019-09-20

Resumo


A implementação da Lei 11.769/08, que instituiu a música como conteúdo obrigatório da disciplina de Artes, trouxe à tona não somente a necessidade de reflexão sobre a formação musical de professores, mas também a busca de uma solução para o problema que se apresentou: o professor polivalente que agora também pode ensinar música na falta do professor especialista, mas não se sente capacitado para abordar tal conteúdo. Diante desse panorama iniciou-se um processo de produção de material didático para o ensino de música na educação básica, escrito por especialistas para guiar o trabalho dos professores polivalentes ou não. O objetivo desse trabalho foi conhecer a contribuição dos livros didáticos para o ensino de música na Educação Infantil na atualidade, considerando-se que os professores desse nível de ensino, em sua maioria, não têm formação em música. Foi realizado um levantamento dos livros didáticos disponíveis para o ensino dessa disciplina, a fim de verificar os assuntos abordados e a que faixa etária se destinam. Além disso, foram feitas observações em visitas como estagiária e convivências anteriores, em duas escolas públicas e em duas escolas particulares da região do ABC paulista. Foi possível observar que nas escolas públicas visitadas como estagiária não houve incentivos e programas para proporcionar aos alunos acesso aos conteúdos musicais. Já nas escolas particulares também na mesma região, os alunos têm acesso a várias atividades que abrangem diversas linguagens artísticas e as professoras usam a música como estratégia de ensino de diversos conteúdos. Assim, concluiu-se que existe disponibilidade no mercado brasileiro de diversas publicações que trabalham com a música explorando diversas áreas do conhecimento e que o professor deve estar preparado e disposto a pesquisar e utilizar os livros didáticos em seu trabalho, mesmo não tendo formação específica na área de música.