Sistema de Submissão de Resumos, IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019

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Concepções de professores de Química sobre a afetividade na sala de aula
Felipe da Silva Sales, Robson Macedo Novais

Última alteração: 2019-09-21

Resumo


Neste projeto, realizou-se uma investigação sobre as concepções de professores de três professoras de Ciências, sendo duas de Química e uma de Biologia, a respeito da influência da afetividade no processo de ensino-aprendizagem. Com esse propósito, foi aplicado um questionário com perguntas abertas que tratavam sobre a temática da afetividade no contexto da prática educativa. As respostas das voluntárias registradas no questionário foram transcritas na integra e analisadas segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo. Nesse processo, utilizamos as seguintes etapas: (i) definição de unidades de registro e categorização, (ii) definição da unidade de contexto e recorte e (iii) representação e interpretação dos resultados. Na primeira etapa de análise, após a intensa leitura do material transcrito, definiu-se duas unidades de registro e categorização: (i) vivências e concepções sobre afetividade; (ii) afetividade na formação docente. Na segunda etapa, realizamos a escolha de unidades de contexto presentes nas transcrições associadas à cada uma das categorias, definindo, assim, nosso corpus de pesquisa. Por fim, na terceira etapa selecionamos as unidades de contextos, realizamos a intepretação dos dados e a discussão dos resultados. A partir da análise dos dados relacionados à categoria “vivências e concepções sobre afetividade” é possível inferir que as três professoras possuem concepções pouco elaboradas sobre a temática da afetividade no contexto educativo e que suas respostas foram fundamentadas, prioritariamente, por concepções correntes no senso comum sobre o tema. P3, entretanto, demostrou concepções mais elaboradas, o que pode ser um indicativo de que essa professora teve contato com discussões sobre a temática no seu percurso formativo. Em relação à a segunda categoria “afetividade na formação docente” as respostas das voluntárias sugerem que, que em seus cursos de formação inicial, a afetividade não é claramente discutida, ocorrendo posteriormente como uma complementação pedagógica dos educadores, que buscam se atualizar, não necessariamente sobre essa temática, uma vez que esta possa aparecer de forma superficial para complementar a abordagem de outros tópicos ou assuntos pedagógicos. Por fim, conclui-se, por meio das respostas fornecidas, que as professoras não têm um conceito bem definido sobre a Afetividade e que essa temática foi pouco abordada durante a formação docente. Entretanto, elas reconhecem a necessidade de que essa temática seja abordada não só nos cursos de formação, como também na esfera escolar direcionada aos estudantes.