Sistema de Submissão de Resumos, IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019

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ANÁLISE DO IMPACTO DA INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DO INTERNATO DO CURSO DE MEDICINA DA USCS NO SERVIÇO DE OBSTETRÍCIA DO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DO SUL
Giovana Agar di Gesu, João Carlos da Silva Bizario

Última alteração: 2019-09-24

Resumo


Giovana Agar di Gesu; João Carlos da Silva Bizario

Palavras-chave: Obstetrícia; Avaliação do Impacto; Internato; São Caetano do Sul; Grupos Focais

 

Introdução: A formação em Medicina inclui o estágio curricular obrigatório de formação em serviço sob supervisão, em regime de internato (DCN-2014). O Curso de Medicina da USCS iniciou o processo de internato no município no primeiro semestre de 2018. Pelas peculiaridades dos procedimentos realizados no serviço de Obstetrícia, adicionado a inexistência da cultura acadêmica local, houve a percepção de que a presença dos internos poderia estar causando alguma interferência nos processos de atenção da Maternidade Municipal.

Objetivo: Analisar a percepção dos internos, equipes de saúde e usuários do Serviço de Obstetrícia do Complexo Braido, sobre as atividades realizadas pelos estudantes da USCS nos diversos cenários do serviço. Metodologia: Estudo qualitativo, através do uso de Grupos focais, contendo de 6 a 7 participantes, selecionados aleatoriamente, entre os autores: Acadêmicos Internos; Equipe de saúde; Pacientes.  Transcrição e analise dos discursos, feito eletronicamente e manualmente pelas falas que se destacaram pela força, além das ideias comuns relacionadas ao contexto.

Resultados: Muitos pacientes ainda não possuem conhecimento da mudança do Complexo Hospitalar Braido para um Hospital com características acadêmicas, acarretando em estranhamento e desconforto em alguns usuários do serviço. O principal ponto de intersecção entre os grupos foi a questão do reconhecimento de quem seriam os internos, revelando uma falta de comunicação. Outro assunto abordado nos três grupos foi a quantidade de alunos em cada local de procedimento, sendo que foi presenciado um número excessivo de pessoas no atendimento, podendo causar intimidação ao paciente.  Fato prejudicial para o atendimento e ao aprendizado do aluno.

Conclusão: Os pacientes estão satisfeitos com o atendimento e acolhimento apresentado pelos acadêmicos. Contudo ainda há certos pontos a serem aprimorados para um melhor conforto dos usuários e da equipe de saúde.

Entre eles, a necessidade do reconhecimento perante aos usuários e equipes, que o Complexo Hospitalar Braido é um cenário de ensino-aprendizagem e educação permanente, o qual inclui a participação efetiva dos acadêmicos. Assim uma preparação previa dos acadêmicos e da equipe de saúde, para evitar superlotação nas atividades, de modo a não prejudicar a qualidade do atendimento ao paciente assim como o aprendizado do aluno.