Última alteração: 2019-09-24
Resumo
Giovana Agar di Gesu; João Carlos da Silva Bizario
Palavras-chave: Obstetrícia; Avaliação do Impacto; Internato; São Caetano do Sul; Grupos Focais
Introdução: A formação em Medicina inclui o estágio curricular obrigatório de formação em serviço sob supervisão, em regime de internato (DCN-2014). O Curso de Medicina da USCS iniciou o processo de internato no município no primeiro semestre de 2018. Pelas peculiaridades dos procedimentos realizados no serviço de Obstetrícia, adicionado a inexistência da cultura acadêmica local, houve a percepção de que a presença dos internos poderia estar causando alguma interferência nos processos de atenção da Maternidade Municipal.
Objetivo: Analisar a percepção dos internos, equipes de saúde e usuários do Serviço de Obstetrícia do Complexo Braido, sobre as atividades realizadas pelos estudantes da USCS nos diversos cenários do serviço. Metodologia: Estudo qualitativo, através do uso de Grupos focais, contendo de 6 a 7 participantes, selecionados aleatoriamente, entre os autores: Acadêmicos Internos; Equipe de saúde; Pacientes. Transcrição e analise dos discursos, feito eletronicamente e manualmente pelas falas que se destacaram pela força, além das ideias comuns relacionadas ao contexto.
Resultados: Muitos pacientes ainda não possuem conhecimento da mudança do Complexo Hospitalar Braido para um Hospital com características acadêmicas, acarretando em estranhamento e desconforto em alguns usuários do serviço. O principal ponto de intersecção entre os grupos foi a questão do reconhecimento de quem seriam os internos, revelando uma falta de comunicação. Outro assunto abordado nos três grupos foi a quantidade de alunos em cada local de procedimento, sendo que foi presenciado um número excessivo de pessoas no atendimento, podendo causar intimidação ao paciente. Fato prejudicial para o atendimento e ao aprendizado do aluno.
Conclusão: Os pacientes estão satisfeitos com o atendimento e acolhimento apresentado pelos acadêmicos. Contudo ainda há certos pontos a serem aprimorados para um melhor conforto dos usuários e da equipe de saúde.
Entre eles, a necessidade do reconhecimento perante aos usuários e equipes, que o Complexo Hospitalar Braido é um cenário de ensino-aprendizagem e educação permanente, o qual inclui a participação efetiva dos acadêmicos. Assim uma preparação previa dos acadêmicos e da equipe de saúde, para evitar superlotação nas atividades, de modo a não prejudicar a qualidade do atendimento ao paciente assim como o aprendizado do aluno.