Sistema de Submissão de Resumos, IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019

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AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE ALUNOS DO BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – BC&T E DO BACHARELADO EM CIÊNCIAS E HUMANIDADES - BC&H DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA - IPE EM RELAÇÃO À UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC
Thiago Costa de Souza, Ailton Paulo de Oliveira Júnior

Última alteração: 2019-09-25

Resumo


No meio acadêmico as pesquisas relacionadas à aprendizagem e metodologias de ensino são frequentes. Através delas busca-se melhorar o nível de aprendizagem dos alunos e para tanto, se desenvolvem e implantam novas técnicas, métodos e modelos. Os estudos que consideram a qualidade do ensino em conjunto com a satisfação dos alunos com as práticas implantadas pelas instituições de ensino superior são escassos. Na revisão da literatura acerca do assunto confirma-se que é fundamental que as Instituição de Ensino Superior – IES promovam pesquisas de satisfação junto a seus alunos. De tal maneira, poderão ser atendidas as necessidades e expectativas deles. Em particular na sua preparação e capacitação para a inserção no mercado de trabalho. Justifica-se o estudo por sua relevância, pois, uma vez identificados os anseios dos discentes, pode-se promover uma movimentação tanto por parte da instituição como dos docentes para melhor atender a esses interesses. Isto porque a formação que o aluno recebe durante a graduação deve influenciar consideravelmente suas expectativas e escolhas profissionais futuras, assim aperfeiçoando o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do trabalho foi apresentar o nível de satisfação de 456 estudantes que cursam bacharelados interdisciplinares de uma Instituição pública de Ensino Superior, a Universidade Federal do ABC, São Paulo, Brasil, considerando os seguintes aspectos: (1) qualidade do corpo docente, currículo e programas e (2) infraestrutura. Utilizou-se a análise fatorial de componentes principais e rotação Varimax com normalização de Kaiser, para reforçar e configurar melhor a satisfação deste grupo de alunos em relação à sua Instituição obtendo quatro fatores: (1) Qualidade da infraestrutura física, pedagógica e serviços institucionais; (2) Importância de ambiente propício ao processo ensino e aprendizagem; (3) Adequação dos docentes à proposta pedagógica da universidade; (4) Envolvimento discente em atividades extraclasse. Os alunos consideram adequados alguns aspectos referentes à infraestrutura da instituição, tais como, prédios, salas de aulas, equipamentos e limpeza dos ambientes. Destacamos que para todos os aspectos relacionados a características pedagógicas, o que os alunos consideram importante não correspondem à qualidade oferecida pela instituição. Portanto, os resultados obtidos permitem concluir que ao ser o envolvimento do professor, assim como os interesses do estudante determinantes da satisfação geral dos alunos com o curso, ambos os constructos devem ser levados em consideração pelas IES para melhor definir suas funções precípuas e seu marketing educacional.