Sistema de Submissão de Resumos, IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019

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ESTUDO SOBRE A COMPREENSÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DE PROBABILIDADE DE ALUNOS DO BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – BC&T
Matheus dos Santos Pereira, Ailton Paulo de Oliveira Júnior

Última alteração: 2019-09-25

Resumo


O trabalho teve como objetivo fazer uma análise qualitativa e quantitativa de questões sobre probabilidade e estatística aplicadas em provas na UFABC, na matéria Introdução à Probabilidade e Estatística. A coleta de dados foi efetuado em duas turmas distintas Turma A e Turma B, sendo a primeiro contendo 57 alunos e a segunda 78 alunos, sendo uma turma do diurno e outra do noturno, respectivamente. As duas turmas são da UFABC, sendo da matéria de Introdução à Probabilidade e Estatística - IPE, matéria obrigatória do Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BC&T. A resolução da tarefa, que contava da proposta dos itens “a” a “c”, além de envolver o conceito de evento certo, implicou também na mobilização de outros conteúdos com ele relacionados, ou seja, as noções de espaço amostral, casos favoráveis e possíveis, probabilidade e métodos de contagem. A análise dos resultados foi realizada a partir das respostas dos alunos, utilizando o modelo do enfoque ontossemiótico de Juan Godino, permitindo definir diferentes categorias, cada uma das quais abrangendo as respostas alicerçadas numa mesma ideia comum. No modelo do Enfoque Ontossemiótico do conhecimento e instrução matemática, assumem que o conhecimento resulta das práticas matemáticas (operativas e discursivas) que o sujeito realiza para resolver uma situação-problema, para comunicar a outros a solução ou validar a solução e generalizá-la a outros problemas e contextos. Foi montado um banco de dados para a análise e separado as questões completamente correta das questões com erros parciais ou integrais, sendo que as questões que apresentam erros foram analisadas de modo qualitativo. Verificamos que houve uma boa diminuição dos acertos entre as questões a) e as questões b) e c), também podemos verificar uma diferença em relação aos usos de diferentes estratégias de solução. Outro ponto observado foi que a Turma A, do diurno, apresentou resultados inferiores quando comparados aos resultados da Turma B, ressaltando que as duas turmas foram ministradas pelo mesmo professor, mesmo com a Turma B tendo uma maior quantidade de alunos.