Última alteração: 2019-09-25
Resumo
Introdução: A competitividade do mercado exige das empresas a capacidade de reinvenção na produção de produtos e serviços, para fidelizar seus consumidores, com isso, as organizações que têm como diretriz a capacidade inovação se mostram mais resilientes às variações do mercado. Como a inovação depende de diversos fatores, a relevante questão para a sobrevivência da empresa é: Quando se deve investir em capacidade de inovação?
Dessa questão foi proposto o desenvolvimento de um software capaz de traduzir e quantificar a capacidade de inovar de empresas, se baseando em elementos mensuráveis. Para maior aceitação e apresentação intuitiva o software recebeu formato de aplicativo.
Objetivos: Desenvolvimento de aplicativo capaz de mensurar a capacidade de inovação em empresas e registro do software junto Agência de Inovação da UFABC.
Metodologia: O algoritmo utilizado no aplicativo foi desenvolvido em Pesquisa de Iniciação Científica realizada para o Edital 2017 da UFABC. O aplicativo foi programado na plataforma MIT App Inventor 2, essa se utiliza da linguagem Blockly®. Caracterizada por ser intuitiva, essa linguagem de programação não permite erros de sintaxe, pois a construção do código fonte é feita através do acoplamento de blocos.
O aplicativo tem formato de questionário direcionado aos funcionários de uma organização, esse é feito a partir de tópicos mensuráveis relevantes relacionados à capacidade de inovação da empresa. Em cada tela, é apresentado um novo tema e roteiro para orientar o usuário, que deve conceituá-los de forma independente. A variável assume diferentes valores que são passados através das telas, ao final, é requisitado ao usuário que se identifique, então, a variável é inserida no algoritmo que indica a capacidade de inovação da empresa. Os dados são direcionados ao banco de dados, que armazena cada conceito atribuído.
Análise e Resultados: O software é compatível com sistema operacional Android® e apresenta um banco de dados em nuvem, que armazena e exibe os dados obtidos ao longo do levantamento proposto. O aplicativo consiste em nove telas com passagem linear, na qual, a primeira tela consiste em introduzir o levantamento; da segunda até a oitava tela os tópicos são apresentados; na última tela é exibido a capacidade de inovação da organização. O aplicativo obteve registro junto à INPI.
Conclusão: O aplicativo se mostrou intuitivo, porém sua circulação foi limitada devido ao entrave da plataforma de aplicativos da Google, na qual, somente criadores que pagaram o serviço podem submeter seus aplicativos à plataforma.