Sistema de Submissão de Resumos, IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019

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Desenvolvimento de um código de CFD para o estudo da distribuição de pressão em torno de uma asa de aeronave utilizando malha com movimento adaptativo
Rodrigo Vinicius Lubardi, André Fenili

Última alteração: 2019-09-25

Resumo


O estudo de fenômenos de interação fluido-estrutura é importante, pois ajudam a evitar possíveis desastres em sistemas estruturais de engenharia. Estes fenômenos ocorrem quando existe velocidade relativa entre um fluido e uma estrutura. Para o estudo dessas interações pode-se desenvolver modelos matemáticos e simulá-los numericamente por meio de códigos computacionais. Neste trabalho é desenvolvido um código computacional capaz de simular o escoamento em torno de um perfil de asa denominado LNV109A e obter a distribuição de pressão e consequentemente do coeficiente de pressão em torno deste perfil. Este perfil de asa foi escolhido, pois opera em baixos números de Reynolds. Para o código é feita a discretização das equações de Navier-Stokes pelo método dos volumes finitos, utilizando o desacoplamento velocidade-pressão. Para resolver a pressão utilizou-se o método iterativo Successive Over-Relaxation. Para a simulação são desenvolvidas duas malhas: uma malha fixa uniforme e estruturada; e uma malha com movimento adaptável. Serão comparados ambos os métodos de malhas com dados obtidos na literatura técnica-cientifica com a finalidade de validar o método de malha com movimento adaptativo. Como resultado obteve-se um código capaz de simular o problema e gerar um gráfico do coeficiente de pressão em torno do perfil de asa em função da corda do perfil de asa. Concluiu-se que o método de malha com movimento adaptativo diminui o erro da simulação sem alterar o número de volumes finitos ou a função de interpolação. O método de malha móvel adaptável, no entanto, é dependente da malha inicial, pois não cria a malha, apenas a modifica.