Sistema de Submissão de Resumos, IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019

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PROJETO E OTIMIZAÇÃO ESTRUTURAL DE QUADRICÓPTEROS NÃO TRIPULADOS: REVISÃO DO ESTADO DA ARTE E ESTUDOS DE CASO PRÁTICOS
Kelvin Moreira Vanderley, Wallace Gusmão Ferreira

Última alteração: 2019-09-26

Resumo


O investimento em pesquisa e desenvolvimento na área de veículos aéreos não tripulados (VANT), também conhecidos como drones, é crescente nos últimos não somente na área militar, mas também em outras frentes desde lazer e hobby, monitoramento ambiental e agrícola, sensoriamento remoto e topografia, serviços de entrega, auxílio ao resgate de vítimas em áreas remotas e desastres, filmagens, etc. Estimativas preveem um impacto acima de US$80 bilhões de dólares na economia, além da geração de inúmeros postos de trabalho até 2025, em diversos setores da economia. Atualmente o processo mais comumente empregado na fabricação de multicópteros (e também outros VANTs) é a manufatura aditiva ou impressão 3D. O seu projeto requer estruturas geralmente com forma e materiais não convencionais, de modo a obter um sistema mecânico com grande relação de resistência/peso, o que implica uma série de desafios científicos e tecnológicos para o seu projeto.  Em termos de projeto estrutural, normalmente emprega-se o MEF (Método dos Elementos Finitos), aliado a técnicas de otimização de forma e topológica. O objetivo principal do presente projeto de pesquisa é, primeiramente, fazer um amplo levantamento bibliográfico acerca do projeto otimização estrutural de quadricópteros não tripulados e, na sequência fazer estudos de casos práticos cálculo e otimização através do MEF.