Última alteração: 2019-09-27
Resumo
O projeto desenvolvido ao longo de um ano teve, inicialmente, como atividade o estudo de artigos retirados de diferentes bases de dados e de livros relacionados ao tema da pesquisa. Posteriormente, foi feita a escolha da escola para realizar a pesquisa que, inicialmente, seria a E.E. Professora Anésia Loureiro Gama, mas devido à transferência da professora, que disponibilizou suas aulas para outra escola, a pesquisadora precisou mudar a escola, realizando na E. E. Visconde de Taunay. Em Fevereiro deste ano de 2019, foi realizada a construção dos instrumentos de coletas de dados e finalizada a submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa da UFABC. Além de dados de observação, foram considerados questionários respondidos pelos alunos em momentos específicos da pesquisa, além de protocolos selecionados dos registros por eles produzidos. Na conversa inicial com a professora, foi disponibilizada por ela, a turma do 1° D do Ensino Médio (EM) para realizar a pesquisa. Em Março, a pesquisadora compareceu a escola para apresentar o projeto para a turma, entregar os termos de autorização de participação do projeto e, posteriormente, um questionário inicial para conhecer o perfil dos alunos. Antes de iniciar a intervenção e com o questionário em mãos, foi realizado o planejamento do Projeto de Trabalho (PT), que visou trabalhar com Função Afim e Função Quadrática, partindo de experimentos físicos, por meio da construção de um carrinho movido a ar. Como a pesquisa foi realizada em conjunto com o Estágio Supervisionado, as intervenções e, consequentemente, a coleta de dados, foram feitas somente em Maio, acompanhando o início do 2° bimestre de aulas na escola. Em sala, a pesquisadora teve dificuldade de trabalhar a autonomia dos alunos, visto que estão acostumados com o papel de receptores de conteúdo. Além de uma resistência, por parte dos alunos, a se trabalhar com projetos, valorizando aulas expositivas. Com essa pesquisa, percebe-se que a transição de aulas transmissivas para projetos é lenta e requer um maior engajamento do professor e suporte da escola.