Sistema de Submissão de Resumos, IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019

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O Teatro do Oprimido como prática reflexiva sobre dominação e emancipação
Danillo Hildebrando Oliveira, Marine Souza Pereira

Última alteração: 2019-09-27

Resumo


O trabalho a ser apresentado girou em torno de Augusto Boal, importante autor brasileiro que revolucionou o teatro mundial, uma vez que, a partir de reflexões estéticas e preocupações políticas, formulou uma importante teoria sobre a arte e como ela pode ser usada para oprimir e emancipar, além de criar metodologias e práticas teatrais novas, capazes de revelar os mecanismos de dominação e buscar meios de emancipação.

            A apresentação, assim como os textos gerados pela pesquisa, buscará responder duas perguntas que nortearam todo o processo, são elas: i) como são praticadas as opressões, ou o controle ideológico, através da arte?; ii) é possível um projeto de emancipação através da arte, em geral, e do teatro, em particular?

Para tal, abordarei conceitos dentro da teoria de Boal que são fundamentais para entender seu pensamento, tais como o que discute o que é um humano e como este constrói a sua capacidade mental – consequentemente a racionalidade –, para assim expor os mecanismos de opressão na arte, como eles são potentes e como a arte pode ser utilizada para interpretá-los e gerar uma resistência às mais variadas opressões presentes em nossa realidade.