Sistema de Submissão de Resumos, IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019

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Desenvolvimento e aplicação de jogos educacionais para a formação da cultura científica
Gustavo Prado, Sílvia Dotta

Última alteração: 2019-09-27

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar os processos para o desenvolvimento de jogos educacionais digitais para a popularização da ciência utilizando a metodologia INTERA. O trabalho discorre sobre a teoria educacional utilizada no desenvolvimento do jogo, o socioculturalismo de Lev Vigotski, apresenta características dos jogos comerciais, dos jogos educacionais e do mercado de jogos no Brasil, explica a metodologia INTERA, utilizada para desenvolver o jogo Expedição Antártica, e tem como objetivo validar a utilização dessa metodologia no desenvolvimento do jogo educacional.

O projeto de pesquisa iniciou em outubro de 2018, com o objetivo de inserir o aluno em um processo de pesquisa interdisciplinar do Projeto Antártica, realizando investigações sobre a aplicação de tecnologias educacionais para a popularização das ciências polares.

Foram realizadas pesquisas do tipo Estado da Arte sobre jogos educacionais baseados na teoria de aprendizagem sociocultural e sobre meios audiovisuais para popularização da ciência.

O aluno foi envolvido em uma equipe multidisciplinar para a produção de um jogo educacional sobre o continente antártico, dirigido para estudantes da licenciatura.

As pesquisas e atividades práticas realizadas buscaram validar a utilização da metodologia INTERA no desenvolvimento de um objeto de aprendizagem na forma de um jogo educacional digital sociocultural. A metodologia é organizada em: fases (períodos por onde passam as etapas da metodologia), papeis (funções das pessoas durante a aplicação da metodologia), artefatos (dados produzidos pela equipe geral) e etapas. Nas etapas, são realizadas atividades relacionadas ao tema principal de cada uma, a saber:

- Contextualização: determinação do contexto pedagógico do objeto de aprendizagem (ementa, acessibilidade, público-alvo, objetivo de aprendizagem);

- Requisitos: e feita uma listagem das características esperadas do objeto de aprendizagem em desenvolvimento;

- Arquitetura: definição das técnicas, dos padrões e dos componentes de reuso e criação do rascunho do objeto de aprendizagem;

- Desenvolvimento: desenvolvimento do objeto de aprendizagem e dos componentes de reuso;

- Testes e Qualidades: validação da qualidade, e das características técnicas e pedagógicas;

- Disponibilização: publicação do objeto de aprendizagem, da documentação de uso e de instalação;

- Avaliação: aplicação do objeto de aprendizagem na sala de aula e avaliação do resultado;

- Gestão de projetos: analise de custos, acompanhamento de cronogramas e dos envolvidos no projeto; e

- Ambiente e padrões: controle do ambiente técnico de desenvolvimento do objeto de aprendizagem.

Essas etapas acontecem simultaneamente, com um constante diálogo entre as equipes atuantes em cada etapa. Essa interação levanta acertos, que ajudam na produção de outro objeto de aprendizagem, e aponta erros, que devem ser corrigidos. A metodologia se mostrou eficiente, foi possível equilibrar diversão e conteúdo, obtendo um jogo educacional que mantém jogabilidade e mediação do conhecimento.