Sistema de Submissão de Resumos, IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019

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Desenvolvimento de bebês e intervenção precoce: uma revisão de literatura nos últimos dez anos
Grabriel Meleiro da Silva, Irene Cantero Barone

Última alteração: 2019-09-29

Resumo


 O objetivo deste trabalho foi estudar o desenvolvimento de bebês de zero a três anos e as intervenções para o desenvolvimento psicológico, a partir dos estudos produzidos sobre o tema e com a interface com políticas públicas no Brasil. A pesquisa consistiu em uma revisão de literatura, buscando artigos publicados entre os anos de 2009 e 2018 na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), utilizando as palavras chaves “desenvolvimento de bebês”, “intervenção precoce” e “política pública”.  O resultado inicial indicou um total de 328 artigos. Com a aplicação dos critérios de inclusão na amostra e com a exclusão das duplicidades, apurou-se 20 artigos para análise. Do ponto de vista teórico o construto “desenvolvimento infantil” encontrou sustentação na teoria piagetiana e na teoria do apego. Os artigos foram agrupados em cinco categorias: “Relação Materna”, artigos que têm como objeto de estudo a relação mãe-bebê; “Neuromotor e Cognitivo”, pesquisas que analisam características do desenvolvimento neurológico do bebê; “Políticas Públicas” levantam informações que auxiliem na elaboração de políticas públicas; “Lúdico”,  exploram os efeitos de atividades lúdicas no desenvolvimento e “Teórico” analisam o processo de desenvolvimento  do ponto de vista teórico. A maior parte dos estudos detém-se na relação mãe-bebê, seguido pelos estudos teóricos. Apenas três estudos têm interface com a Políticas Públicas e indicam a necessidade de maiores instruções aos pais e maior auxílio no desenvolvimento da díade mãe-bebê como cuidado preventivo. Este trabalho é contributivo no fomento de discussões sobre a necessidade de políticas de intervenção precoce, que considerem essa faixa etária como fundamental para o desenvolvimento futuro dos indivíduos.