Sistema de Submissão de Resumos, IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019

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ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E AS ENERGIAS RENOVÁVEIS: O que pensam os consumidores sobre energia Solar?
Gabriela Oliveira Santiago, MARIA INÊS RIBAS RODRIGUES

Última alteração: 2019-09-29

Resumo


 Tendo em vista os problemas ambientais que o planeta Terra vem sofrendo, causados principalmente pela emissão de gases, resultando, dentre outros, no aquecimento global, o uso de fontes alternativas para geração de energia tem recebido   enorme atenção. A energia Solar se destaca entre outras fontes energéticas por ser limpa, eficiente e sustentável. O acesso a essa tecnologia, no entanto, é limitado, para países menos desenvolvidos como o Brasil que ficam para trás no mercado de energia Solar. quando comparados com países europeus, tais como a Alemanha, mesmo sendo privilegiados com a grande incidência de luz solar durante todo o ano. Esse fenômeno está indiretamente ligado com o déficit científico da educação brasileira, que muitas vezes não aborda temas de relevância sociocultural, tecnológica e ambiental, levando os alunos a terem uma visão rasa de ciências e se tornarem ignorantes às causas ambientais. Tais questões nos levaram a idealizar essa pesquisa, com o objetivo de levantar as concepções de estudantes do ensino fundamental acerca do tema energia Solar e divulgar sua utilização e benefícios, criando uma geração de alunos conscientes e capazes de escolher por um futuro sustentável. Para tal, utilizamos entrevistas com especialistas da área, levantamento das concepções pessoais dos alunos através de questionários, que serviram de base para desenvolver um curso de formação no nível dos participantes, que lhes ampliasse, de forma crítica, a integração entre ciências, tecnologia, sociedade e ambiente. Assim, foram coletados dados sobre a convivência dos alunos com energia Solar, sendo que mais da metade (62%) não possui nenhum conhecido utilitário, poucos tinham contato com essa tecnologia e, consequentemente, tinham um conhecimento parco sobre energia Solar e suas variantes. Isso nos orientou a construir uma palestra com o básico do tema, para fundamentar suas concepções. Realizada a palestra, os discentes responderam outro questionário, para efeito de comparação com suas concepções iniciais e verificar o desenvolvimento. Disso, extraímos que a maioria compreendeu os conceitos acerca dessa fonte, em comparação com os questionários anteriores. Em questões discursivas, os alunos expuseram suas opiniões, sendo majoritariamente positivas e otimistas. Finalmente, analisamos que 86,7 % dos alunos apresentaram interesse em conhecer mais sobre energia Solar. Como resultado, concluímos que, por meio de uma proposta de palestra fundamentada nos referenciais Ciência Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), o aluno pode  compreender o conteúdo por parâmetros mais amplos do que apenas apreender a teoria e suas derivações, estudando seus impactos socioambientais e suas aplicações tecnológicas.