Sistema de Submissão de Resumos, IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019

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CONTRIBUIÇÕES DO NÚCLEO COMUM PARA A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE TRABALHO INTERPROFISSIONAL NOS ALUNOS DA ESCOLA DA SAÚDE
Bruna Cunha de Souza, Mariana Rotta Bonfim

Última alteração: 2019-09-30

Resumo


A educação interprofissional (EIP) nos cursos da saúde visa desenvolver no aluno o conceito de trabalho em equipe; entretanto, a diversidade de ações e a escassez nos relatos nacionais em EIP torna necessário o desenvolvimento de estudos que contribuam na identificação de modelos efetivos, possibilitando a ampliação e difusão de sua implantação. Nesse sentido, este estudo avaliou a contribuição das atividades do núcleo comum na formação dos conceitos de equipe interprofissional de alunos da Escola da Saúde na Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Para tanto, o Projeto Pedagógico (PPCs) dos cursos da Escola de Saúde foi analisado, bem como 333 estudantes matriculados no 1°, 2º e 3°, responderam ao questionário elaborado no Google Formulários, composto por informações pessoais, pela Escala de disponibilidade para o aprendizado interprofissional (RIPLS), e por informações acadêmicas sobre as experiências no Núcleo Comum. As diferenças foram analisadas pelo Teste T e Anova-Oneway seguido pelo pós teste de Tukey, adotando-se nível de significância de p<0,05. No que diz respeito aos PPCs, foi visto que os mesmos têm menções sobre formar um profissional preparado para trabalhar de modo interprofissional, porém é necessário a inclusão de informações comuns e mais específicas em relação às estratégias adotadas pela instituição para a efetivação de seu modelo de EIP, já a análise dos resultados do questionário indicou uma boa disponibilidade dos estudantes para a EIP, sendo que na somatória geral, os alunos apresentaram 113,11±11,67 de um máximo de 135 pontos, na qual houveram diferenças entre os sexos, entre os cursos, e entre percepções positivas ou negativas do núcleo comum, porém sem diferenças entre os semestres avaliados, indicando que o núcleo comum da USCS está sendo efetivo na manutenção desta disponibilidade pelos alunos; ademais, verificou-se que as estratégias de EIP adotadas, ainda que parcialmente aplicadas, são efetivas na formação do conceito de trabalho interprofissional na formação inicial. De maneira geral, verificou-se a necessidade de um novo olhar para os materiais institucionais afim de uniformizar as informações referentes ao Núcleo Comum, além de avaliar a viabilidade de aplicação da proposta institucional na íntegra, incluindo a oferta de ações de EIP em conjunto com as matérias específicas.