Última alteração: 2019-09-30
Resumo
Este trabalho está inserido em um grupo multiinstitucional denominado Núcleo de Estudos da Burocracia e faz referência ao projeto “Análise da estrutura administrativa e burocrática de municípios de médio porte no Brasil”, que tem como principais objetivos a compreensão da estrutura organizacional e do perfil da burocracia de médio escalão nos municípios que são considerados de médio porte pelo IBGE, verificando a função ocupada pelos burocratas nas prefeituras e as relações e vínculos que possuem com diferentes setores.Para desenvolver a nossa pesquisa selecionamos uma amostra composta por uma centena de municípios do estado de São Paulo que possuem entre 20.000 e 100.000 habitantes, considerando critérios de diversidade como o porte do município, a região onde está localizado, o orçamento das prefeituras e a coligação partidária. Realizamos a verificação por meio de buscas nas páginas virtuais de cada um dos 100 municípios selecionados, onde pesquisamos os cargos e os salários dos servidores públicos, assim como informações sobre a estrutura hierárquica das prefeituras e as relações entre os setores.
Os resultados revelaram que 33% das páginas virtuais dos municípios pesquisados não apresentavam dados sobre seus servidores ou sobre a estrutura hierárquica de suas prefeituras. 5% das páginas apresentavam dados, mas não permitiam o download. 24% das páginas, apesar de permitirem o download, apresentavam dados com poucos detalhes. 15% dos municípios apresentavam dados detalhados e permitiam o download, contudo havia algum tipo de dificuldade para extrair as informações. 23% das páginas apresentavam dados detalhados e permitiam um download em que as informações sobre os servidores e sobre as prefeituras pudessem ser facilmente extraídas.O grande número de páginas que não apresentavam dados e também a falta de padronização das informações apresentadas tornou difícil a comparação entre diferentes setores e servidores. Concluímos que é extremamente necessário que os municípios pesquisados atualizem suas páginas virtuais e busquem padronizar as informações publicadas, melhorando o nível de transparência de seus governos e permitindo que cidadãos tenham contato com as ações da gestão pública e possam embasar melhor suas escolhas democráticas por meio de dados seguros e atualizados. A criação de um banco de dados que facilite o cruzamento das informações e consequentemente a comparação entre diferentes prefeituras e gestões em diferentes períodos é uma sugestão interessante.