Sistema de Submissão de Resumos, IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019

Tamanho da fonte: 
O CURSO DE CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL EM INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS
André Bottosso Justi, Eloiza Gomes

Última alteração: 2019-09-30

Resumo


O parecer do Conselho Nacional de Educação aponta que este curso não pode mais ser visto como apenas um conjunto de conhecimentos. Neste foco, uma questão merece atenção: como as instituições, consideradas referências no ensino de Engenharia, abordam a Matemática em seus cursos?

Graham (2018), em sua pesquisa intitulada The global state of the art in engineering education, apresenta uma classificação das instituições mais citadas como líderes “atuais" ou "emergentes" em educação em Engenharia. Diante desse estudo, aflorou-se uma inquietação no que diz respeito a como tais instituições estão tratando do ensino e da aprendizagem da Matemática, sendo esse o foco deste projeto de Iniciação Científica, iniciado em 2019.

A fim de analisar essa questão, recorreu-se ao método da análise documental, que consiste em encontrar em documentos, informações a respeito de uma hipótese e da pesquisa documental, que faz uso de dados provenientes de documentos, levando em consideração o contexto histórico em que foi escrito.

Para se atingir o objetivo, selecionaram-se duas instituições, Massachusetts Institute of Technology (MIT) e National University of Singapore (NUS), para as quais buscou-se analisar seus vestibulares e focou-se nas disciplinas que abordam os conteúdos referentes ao Cálculo Diferencial e Integral I.

Com relação ao MIT, seu processo seletivo contempla a Matemática no Scholastic Aptitude Test (SAT), no qual o estudo de funções de uma variável real é bem explorado, focando a continuidade de funções e a noção de limite no infinito e percebe-se que a Geometria Analítica já é abordada no . Já na NUS, não disponibilizam seus testes gratuitamente, contudo, os apontamentos disponibilizados no site permitiram-nos conjecturar que os seus exames são mais amplos e avançados em relação ao MIT. As instituições em foco oferecem um primeiro ano comum a todas as habitações. No MIT é oferecido o curso de Cálculo Diferencial e Integral I e o mesmo com ‘teoria’. Quanto à NUS, nas disciplinas referentes ao Cálculo I, observa-se que é apresentado de forma mais rápida, aparentemente a título de revisão.

Com relação ao MIT, quando observada a bibliografia básica, infere-se que o curso se inicia com toda a parte de funções de uma variável e com aplicações básicas e o curso com 'teoria' é mais focado nas demonstrações, já com relação à NUS, observa-se que os alunos ingressantes já possuem um conhecimento de cálculo I e há uma preocupação com a aplicação dos conceitos na Engenharia e também com o enfoque computacional.