Sistema de Submissão de Resumos, IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019

Tamanho da fonte: 
Videoaulas de matemática acessíveis para alunos surdos: revisão de literatura
Lucas Souza, Kate Mamhy Oliveira Kumada

Última alteração: 2019-09-30

Resumo


Sob o paradigma da educação inclusiva, o ensino de matemática para estudantes surdos e ouvintes tem sido um desafio para professores que, frequentemente, se deparam com a escassez ou inexistência de materiais didáticos bilíngues em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Português. Nesse sentido, o presente projeto de iniciação científica adota uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa com o objetivo geral de produzir quatro videoaulas de matemática acessíveis para alunos surdos e ouvintes na educação básica. Os temas das videoaulas, indicados por professores de uma escola preparatória de nível médio, são: 1) Soma e subtração de números Naturais, Inteiros e Racionais; 2) Divisão e multiplicação de números Naturais, Inteiros e Racionais; 3) Operações de adição e subtração com frações; 4) Operações de multiplicação, divisão e simplificação de frações. Além da produção das videoaulas, o projeto envolve a sua testagem junto a alunos surdos e ouvintes com registro em áudio e vídeo e aplicação de questionário com roteiro semiestruturado. A análise dos dados será orientada pela análise de conteúdo. Com base nas atividades de revisão de literatura e análise de videoaulas, desenvolvidas no primeiro semestre de pesquisa, foi possível evidenciar enquanto resultados preliminares uma carência de produções científicas correlacionando as temáticas "matemática", "libras” (ou “surdos") e "videos" (com fins didáticos). No tocante a análise das videoaulas foi compreendida, por exemplo, a escassez de videoaulas de ensino de matemática voltada para surdos e ouvintes, além de uma maior ocorrência de material com conteúdo dedicado a unidade temática números, sobretudo com foco nas operações matemáticas. Ao final desta pesquisa, espera-se que os resultados tragam contribuições para o aprendizado de alunos surdos, para a formação de futuros professores de matemática e para a área da produção de materiais didáticos bilíngues Libras/Português. Com isso, vislumbra-se uma educação inclusiva diferenciada que considere e valorize a diversidade linguística, cultural e educacional dos alunos surdos e ouvintes.