Sistema de Submissão de Resumos, IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019

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Viajando na Surdina: produção de um jogo digital bilíngue (Libras/Português) para ensino interdisciplinar de matemática, geografia e ciências
Allan de Moraes Navarro, Kate Mamhy Oliveira Kumada

Última alteração: 2019-09-30

Resumo


Esta pesquisa aplicada de abordagem qualitativa teve como objetivo desenvolver um jogo digital bilíngue (Libras/Português) para o ensino interdisciplinar de matemática, geografia e ciências. Para tal, foram seguidas as seguintes etapas a saber: 1) Revisão de literatura, visando conhecer os jogos eletrônicos bilíngues (Libras/Português) que vem sendo desenvolvidos para surdos ou ouvintes, os quais tivessem intuito de abordar principalmente as disciplinas de matemática, ciências ou geografia; 2) Busca, testagem e análise fundamentada sobre os jogos selecionados na etapa anterior; 3) Construção dos conteúdos, estratégias e tarefas para cada tela do jogo, visando os requisitos necessários para o funcionamento do jogo 4) Tradução dos textos escritos para a Libras; 5) Desenvolvimento computacional do jogo; 6) Redação do relatório final e divulgação do jogo. Dentre os resultados da etapa 1, percebeu-se que a maioria dos trabalhos publicados advém de eventos e não apresentam concentração em uma área, sendo tendência uma maior publicação nos últimos três anos. Já na etapa 2,  vimos que grande parte dos jogos desenvolvidos são gênero puzzle, cuja narrativa é mais rudimentar do ponto de vista dos jogos digitais. Com isso, foi desenvolvido o jogo eletrônico educativo intitulado “Viajando na Surdina”, tendo como público-alvo alunos surdos e ouvintes dos anos iniciais do ensino fundamental, preferencialmente o 5º ano. Espera-se com este jogo contribuir com a área da educação de surdos incentivando o uso de tecnologias na produção de materiais didáticos bilíngues para surdos e ouvintes.