Última alteração: 2019-09-30
Resumo
A partir das informações apresentadas, podemos compreender que a marca é um símbolo gráfico usado para identificar produtos, símbolo esse que carrega consigo um selo de qualidade e confiabilidade se assim construído.
“Uma marca é um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação dos mesmos, que pretende identificar os bens e serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e diferenciá-los dos concorrentes. Um nome de marca é aquela parte da marca que pode ser pronunciada ou pronunciável.” (KOTLER, 1999, p.233)
Vimos também a importância da construção de uma marca forte além de entendermos que essa construção se caracteriza como um fator decisivo para o sucesso da marca, visto que é necessário convencer o seu consumidor a comprar o produto, e para isso é essencial demonstrar qualidade, confiabilidade e compromisso com o cliente.
Em relação ao posicionamento, podemos verificar sua importância no processo de construção e gerenciamento de uma marca, já que é necessária a análise de mercado e público consumidor para que se possa atingir o máximo de pessoas.
Também tivemos a oportunidade de analisar o valor das principais marcas no mercado e também seus respectivos índices de crescimento, valores da receita e margem de lucro, o que nos mostrou a evolução do mercado e dessas marcas ao longo de um período de 10 anos, onde o mercado passou por diversas alterações e variações que afetaram essas empresas, algumas de forma positiva, já outras nem tanto, promovendo o crescimento exponencial de algumas e em outros casos o decrescimento.
Em síntese podemos dizer que as grandes marcas atuais chegaram à esta posição devido a adaptação e flexibilidade para se adaptarem as mudanças e ao público consumidor, considerando que o mercado se mostra extremamente volátil no que tange a popularidade, ou seja, algo que é sucesso agora, na próxima semana pode ser que seja um passado.