Sistema de Submissão de Resumos, IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019

Tamanho da fonte: 
Processos de exclusão/inclusão de estudantes negras(os) na Educação em Ciências: Uma revisão da literatura
Mariana Mendonça Oliveira, Danusa Munford

Última alteração: 2019-09-30

Resumo


No presente trabalho, descrevemos os resultados de atividades desenvolvidas ao longo do PDPD, destacando levantamento bibliográfico realizado. Uma caracterização quantitativa da produção em diferentes bases evidencia que há uma produção significativa que aborda raça e educação em ciências, mas a discussão do racismo e educação em ciências é mais limitada. Por meio de uma análise mais detalhada de artigos levantados na base SCIELO caracterizaram-se aspectos da produção acadêmica sobre racismo na educação em ciências no Brasil. Confirmou-se a escassez de estudos relacionados ao racismo e se identificaram trabalhos relacionados a: acesso e representatividade; apagamento da identidade étnico-racial; visões estereotipadas e formas de participação em sala de aula. Outras atividades desenvolvidas ao longo do projeto são comentadas brevemente, assim como perspectivas para a continuidade dos trabalhos em IC que se iniciou em agosto de 2019, para atender a objetivos iniciais do projeto PDPD que não foram alcançados.